Home > Notícias

OLPC convida programadores a criarem jogos para laptop de US$ 100

Organização ofereceu um laptop como prêmio aos times que criarem novos games para o equipamento durante um concurso, em 8 de junho

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

28/05/2007 às 10h51

Foto:

Organização ofereceu um laptop como prêmio aos times que criarem novos games para o equipamento durante um concurso ,em 8 de junho

A OLPC (One Laptop Per Child) está convocando os programadores a criarem jogos educativos de código aberto para o XO - mais conhecido como “laptop de 100 dólares”, embora seu valor atual seja de 175 dólares - como parte de um esforço para atingir a meta de entrega dos aparelhos em setembro.

A organização ofereceu um laptop como prêmio aos times de software que criarem novos games para o equipamento durante uma maratona de três dias, marcada para 8 de junho, no campus da escola de Engenharia Olin College, em Massachusetts (Estados Unidos).

Aumentando as aplicações disponíveis para o XO, a OLPC quer motivar os governos a encomendarem mais laptops, com a meta final de atingir 3 milhões de unidades encomendadas até 30 de maio. A organização já tem mais de 2,5 milhões de pedidos, mas precisa reforçar as encomendas para cumprir os prazos de fabricação.

Os usuários do XO já têm à disposição alguns games no catálogo "Pygames" de aplicações de código aberto, além da aplicação eToys, que permite que as crianças criem seus próprios jogos básicos.

Mas o objetivo do concurso é que sejam criados games que aproveitem os recursos do XO, como a capacidade de criar redes entre usuários próximos, a câmera integrada e modo tablet.

Além de jogos que ensinem tarefas específicas, como ler ou contar, a OLPC espera que os desenvolvedores criem aplicações que permitam às crianças criarem seus próprios games.

As aplicações criadas no concurso serão publicadas sob a licença GNU General Public License (GBL), na banco de softwares SourceForge.

*Ben Ames é editor do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail