Home > Notícias

Falha em computadores afeta centenas de vôos no Japão

A All Nippon Airways cancelou 130 vôos e registrou atrasos de mais de uma hora em outros 306. O problema afetou 69,3 mil passageiros

Por Martyn Williams, para PC WORLD*

28/05/2007 às 0h07

Foto:

A All Nippon Airways cancelou 130 vôos e registrou atrasos de mais de uma hora em outros 306. O problema afetou 69,3 mil passageiros

Centenas de vôos domésticos foram cancelados ou tiveram atrasos neste domingo (27/05), no Japão. O motivo foi uma falha no sistema de computadores da All Nippon Airways Co. (ANA).

O problema afetou o fluxo de dados entre o sistema principal de reservas da companhia e os computadores intermediários que fazem a conexão com os terminais nos aeroportos, explicou Rod Henderson, porta-voz da ANA. A companhia aérea possui o maior market share dos vôos domésticos no Japão.

O problema
O fluxo de informações entre os computadores intermediários e computador principal ficou lento por conta de uma falha no registro dos dados, afetando o sistema como um todo.

A lentidão – os dados fluíram muitas vezes mais lentamente do que o normal – acarretou o cancelamento de 130 vôos e atrasos de mais de uma hora em outros 306. Cerca de 69.300 passageiros foram afetados pelo problema, revelou Henderson.

O falha começou a ser resolvida no período da tarde de ontem e na manhã desta segunda-feira a companhia aérea já estava operando próxima da normalidade. Às 9 da manhã (horário local), apenas um vôo havia sido cancelado e nove apresentavam atrasos. Segundo Henderson, a ANA não sabe ainda o que acarretou o problema.

Contudo, já existem algumas possíveis pistas. Nas últimas duas semanas, três dos seis computadores intermediários que ficam entre o computador central e os terminais de check-in nos aeroportos foram substituídos.

Depois da troca, uma suspeita de um possível falha fez com que a companhia aérea voltasse a operar com os equipamentos antigos. Constatou-se, porém, que a falha era com o sistema de comunicações e não com as máquinas substituídas. Também ocorreram alguns problemas na noite de sábado que foram rapidamente corrigidos.

A ANA está começando a instalar um novo sistema de computação, comprado da Unisys, seu fornecedor há 25 anos. O AirCore, suíte que compreende o sistema de reservas e de controle de partidas e deve estar operacional até 2012, segundo informaram as empresas na assinatura do contrato, no ano passado. Ainda não se sabe se os problemas ocorridos ontem estão relacionados com o novo sistema ou com a plataforma anterior.

* Martyn Williams é repórter do IDG News Services em Tokio (Japão)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail