Home > Dicas

Por que os e-mails às vezes demoram tanto?

Entenda o que leva uma mensagem eletrônica a ser enviada ou recebida com atraso e por onde ela transita até chegar à sua caixa de entrada

Por Flávio Xandó, especial para a PC World

29/05/2007 às 10h14

Foto:

Entenda o que leva uma mensagem eletrônica a ser enviada ou recebida com atraso e por onde ela transita até chegar à sua caixa de entrada

caminhos_email150x100Dúvida do leitor Evilmar Maciel, recebida por e-mail
"Temos um problema em nossa empresa quando o assunto é e-mail. Às vezes a mensagem enviada e também recebida chega com atraso de horas. Por trabalharmos no setor de informática, somos cobrados por isso.

Qual o prazo máximo para entrega de um e-mail? Onde isso é documentado? Gostaria também de entender o processo de envio de um e-mail até chegar ao destinatário".

PC World: O tempo para um e-mail ser entregue está relacionado a várias coisas. Assumindo que você envia e-mails usando um provedor como UOL, Terra ou Globo.com, o primeiro ponto de “gargalo” é a conexão à internet em sua empresa.

Se muitos usuários estiverem navegando simultaneamente, baixando ou enviando arquivos de vídeos, fotos, etc., pode haver congestionamento na sua conexão. Isto aumentará o tempo necessário para que o seu e-mail chegue ao provedor (principalmente se a mensagem tiver arquivos anexados de muitos megabytes).

Leia também:

Uma vez entregue o e-mail no servidor SMTP do provedor, ele vai para uma fila de envio. Se o provedor estiver congestionado, com muitos e-mails fluindo naquele instante, o seu e-mail demorará para ser processado e enviado ao destino final.

Se o endereço do destinatário for de outro provedor, processo semelhante ao envio de seu PC para o seu provedor acontece. Por fim, uma vez depositado o e-mail na caixa postal do destinatário (no provedor que ele utilizar), este deverá trazê-lo para o seu PC, muitas vezes acionando o comando Enviar/Receber em seu programa (Outlook Express, por exemplo). Isto também depende da conexão (e da qualidade dela) que o destinatário tiver.

Esse processo, se tudo acontece sem problemas, é muito rápido, muitas vezes poucos segundos (para e-mails pequenos sem arquivos anexados).

Como você deve ter percebido, há muitos “pontos de contato” no fluxo da correspondência eletrônica, sendo impossível alguém garantir um tempo mínimo de entrega.

No caso que você citou, provavelmente houve atraso na fila de entrega de seu provedor ou do provedor do destinatário.

Clique aqui e veja uma animação interessante sobre como os e-mails são tratados na internet.

Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para a equipe da PC WORLD.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail