Home > Dicas

Quanto tempo dura uma foto gravada em CD-RW?

Descubra se é seguro usar essa mídia para guardar suas recordações fotográficas e o que fazer para não perdê-las com o passar do tempo

Por Flávio Xandó, especial para a PC WORLD

30/05/2007 às 0h20

Foto:

Descubra se é seguro usar essa mídia para guardar suas recordações fotográficas e o que fazer para não perdê-las com o passar do tempo

Dúvida do leitor Vitor Martin de Arruda Filho, recebida por e-mail
“Qual a durabilidade das imagens gravadas em CD? Costumo gravá-las em discos de CD-RW”

PC WORLD: Discos como os CD-RW são um pouco diferentes dos simples CD-R, pois podem ser regravados, enquanto os CD-R só podem ser gravados uma única vez.

Os fabricantes atestam os CD-RW são feitos para serem regravados até mil vezes e que seus produtos retêm a informação no disco entre 20 e 100 anos.

Essa grande variação decorre das condições de armazenamento como exposição à luz, umidade, contaminação por sujeira ou arranhões, grau de uso e regravação do disco. Todos são fatores alteram sua vida útil da mídia e, conseqüentemente, das informações gravadas nela.

Se regravar muitas vezes, o calor a que o disco é submetido afeta sua durabilidade. É razoável assumir que esses discos serão confiáveis por 20 a 30 anos se bem cuidados.

Muitas pessoas, fazem ao longo do tempo, algo que eu recomendo, um tipo de “media rotation”, que consiste em regravar seus dados importantes em mídias mais modernas. Assim, transferem o conteúdo dos disquetes para CDs; de CDs para DVDs, etc.

Isso visa a uma eficiência maior no armazenamento, ocupando menos espaço físico para armazenar os arquivos, e cumpre a função de atualizar as informações em uma mídia mais nova, garantindo ter como acessá-las quando necessário.

Senão, de que adiantaria ter seus arquivos guardados em disquete se quase não existem drives para ler estes discos?

Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para a equipe da PC WORLD.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail