Home > Notícias

LG, Motorola, Sony e Vivo se destacam no 1º Top of Mind Internet

Conduzida pelo Datafolha a pedido do UOL, primeira pesquisa com marcas mais lembradas por usuários de internet prêmia três vezes LG

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

30/05/2007 às 15h13

Foto:

Conduzida pelo Datafolha a pedido do UOL, primeira pesquisa com marcas mais lembradas por usuários de internet prêmia três vezes LG

Empresas de hardwares, como LG, Motorola e Sony, e operadoras, como Vivo e Net, foram as marcas mais lembradas por entusiastas de internet no estudo Top of Mind Internet, divulgado pelo portal UOL nesta quarta-feira (30/05).

A pesquisa, conduzida pelo instituto Datafolha nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília, questionou a 2.091 pessoas maiores de 14 anos que acessam a internet mais de quatro vezes por semana quais as marcas que mais lembravam em 21 categorias.

A fabricante coreana LG foi a mais lembrada em três categorias: aparelho de DVD (16%), televisão (16%) e computador ou acessório de internet (9%).

Ausente no setor brasileiro de desktops, a marca foi beneficiada por contar com monitores e drives ópticos que foram considerados como marca do micro por muitos respondentes.
Junto a fabricantes como Dell (7%), HP (4%) e Positivo (4%), completam a lista termos nem sempre relacionados a computadores de mesa, como Intel (6%), Samsung (5%) e Pentium (4%).

Entre as fabricantes de telefones celulares, a Motorola (29%) aparece na ponta, seguida pela rival Nokia (23%).  A Sony (25%) aparece como líder entre câmeras digitais, com fatia quatro vezes maior que a Samsung (6%), segunda colocada.

Na única categoria que envolve serviços online, Submarino (17%) e Americanas.com (16%) empataram no serviço de e-commerce mais popular do Brasil - a pesquisa tem margem de erro de dois pontos, o que as coloca em empate técnico.

A Vivo (27%) foi a operadora de telefonia celular mais lembrada pelos entrevistados, seguida por Claro e TIM, empatadas em segundo com 19% das menções cada.

Entre operadores da TV a cabo, a Net ficou com a liderança, com 39% de menção, seguida por Sky (17%) e TVA (6%)

Segundo Enor Páiano, diretor de publicidade do UOL, a popularidade da maioria das marcas ainda tem relação direta com investimentos feitas pelas empresas em mídias tradicionais de publicidade que não a internet.

O prêmio, contudo, é uma maneira de formar uma plataforma segura para atrair anunciantes de setores culturalmente sem tradição de investimento publicitário online, afirma Páiano, citando a exclusão de categorias tradicionais no prêmio Top of Mind, como sabão em pó e pasta de dente.

O executivo, contudo, preferiu não divulgar previsões no aumento do faturamento do portal com a premiação. No primeiro trimestre de 2007, o UOL reportou receita de 33,9 milhões de reais.

À medida que o investimento publicitário justifique a integração de outras categorias mais pontuais, sejam elas online ou relacionadas a produtos ou serviços no mundo real, é tendência que a pesquisa, que se tornará anual, as englobe, segundo Marcelo Epperlein, diretor geral do UOL.

Também conduzida pelo Datafolha, a pesquisa Top of Mind completa sua 17ª edição em 2007.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail