Home > Dicas

Como exterminar programas nocivos

Você removeu um spyware, mas ele continua em ação? Saiba como acabar com essa praga

Por Redação da PC WORLD (EUA)

31/05/2007 às 10h54

progr_nocivos_70.jpg
Foto:

Você removeu um spyware, mas ele continua em ação? Saiba como acabar com essa praga

progr_nocivos150x100Em muitos casos, pragas virtuais como vírus, spywares e cavalos-de-tróia são muito difíceis de remover.

Se o seu computador foi infectado por um malware que continua em ação mesmo depois de você tê-lo apagado do Registro Windows e de ter utilizado várias ferramentas de remoção, é possível adotar outras medidas.

Se os anti-spywares não conseguem removê-lo, tente usar o recurso de Restauração do Sistema do Windows (não disponível no 2000).

Clique em Iniciar, selecione Programas (ou Todos os Programas), escolha Ferramentas de Sistema e Restauração do Sistema. Vá em Restaurar o computador mais cedo, clique em Avançar, escolha o Ponto de Restauração mais antigo disponível no calendário e siga as instruções.

Caso a Restauração do Sistema falhe, o próximo passo é reiniciar o computador e pressionar F8 antes que o monitor altere a resolução, conforme carrega o Windows. No menu que surgir, selecione Modo Seguro com Prompt de Comando e depois escolha o seu sistema operacional.

Na linha de comando, digite C:\windows\system32\restore\rstrui.exe, pressione Enter e tente executar a Restauração do Sistema a partir daí.

Se o PC continuar infectado depois disso (alguns programas nocivos atuam de maneira incomum), o caminho pode ser procurar assistência com as empresas de segurança ou mesmo em fóruns. Entre em contato com o suporte de vários fabricantes de software de proteção — um deles deve ter uma solução.

Para ajudar nesse procedimento, faça download do programa HijackThis e instale-o.

Trata-se de um software que fornece um relatório técnico dos comportamentos suspeitos do seu sistema Windows, o que facilita na hora de explicar o que aconteceu com a máquina.

Se você preferir, é possível também publicar esse relatório em fóruns, onde você pode encontrar ajuda de pessoas que foram infectadas pela mesma ameaça.

E se tudo isso não der certo, faça backup de seus arquivos e pastas, prepare-se para formatar o HD e restaurar o sistema inteiro a partir da cópia de segurança.

Se você não tiver uma imagem de backup do seu drive, será preciso reinstalar o Windows, instalar e atualizar sua proteção contra malwares, para então recuperar seus dados a partir do backup.

Procure mover os dados para alguma mídia externa (CDs, DVDs ou HDs externos). Reformatar e restaurar o drive é mais fácil se você já estiver usando um programa de backup com um bom atributo de recuperação.

Programas que criam esse tipo de imagem, como o Norton Save & Restore, da Symantec, permitem que você resgate um drive inteiro a partir de uma cópia de segurança pré-infecção.

Quem não tiver um bom sistema de backup precisará reinstalar o Windows usando o disco de restauração ou o CD que vem junto com o sistema.

Selecione uma opção que elimine tudo o que existe no disco rígido para reiniciar sua conexão de internet, depois reinstale seus drivers de hardware e aplicativos.

Após colocar o Windows e seus programas no lugar, já será possível atualizar seus utilitários de segurança, para depois fazer um rastreamento em suas pastas de backup com o programa antivírus e só então trazeros arquivos de volta ao hard drive.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail