Home > Notícias

Uso de smartphones e PDAs crescerá 54% em quatro anos, revela IDC

Em 2011, serão 82 milhões de unidades pelo mundo. A liderança do setor no último ano ficou com os EUA, com 42% do total

Por Denise Pappalardo, para o IDG Now!*

01/06/2007 às 13h21

Foto:

Em 2011, serão 82 milhões de unidades pelo mundo. A liderança do setor no último ano ficou com os EUA, com 42% do total

A venda de smartphones e PDAs ao redor do mundo crescerá cerca de 54% anualmente nos próximos quatro anos, o que levará o setor a acumular, em 2011, 82 milhões de unidades em uso em todo mundo, de acordo com pesquisa do IDC divulgada nesta quinta-feira (31/05).

O IDC chama estas tecnologias de Converged Mobile Devicecs (CMD). Hoje existem aproximadamente 9,6 milhões de CMDs em uso pelo mundo, incluindo os populares aparelhos da linha BlackBerry.

A consultoria aponta que o mercado dos Estados Unidos em 2006 totalizou 42% de todas as vendas de CMDs ao redor do mundo, com aproximadamente 4 milhões de dispositivos em uso.

A empresa espera registrar forte crescimento nos próximos cinco anos na região, na medida em que mais empresas comprarão CMDs para seus funcionários.

O crescimento do mercado para dispositivos móveis corporativos e serviços também incluirão partes da região da Ásia Pacífica, América Latina e Europa Oriental, disse o IDC.

Segundo o estudo, o Japão se mantém como uma exceção, com empresas acostumadas à “adoção marginal corporativa”. O mercado japonês continua altamente concentrado em dispositivos voltados para consumo final, diz o IDC.

O IDC demonstrou ainda que os fatores que levam à adoção corporativa destes dispositivos no mundo incluem opções de conectividade mais flexíveis e redução de gastos com telecomunicações.

*Denise Pappalardo é editora do Network World, em Framingham

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail