Home > Notícias

VIA Technologies lança placa-mãe do tamanho de carta de baralho

Medindo 10 cm x 7,2 cm, ela vem com processador de 1GHz, suporta imagens de alta resolução e memória RAM de até 1 GB

Por Redação da PC WORLD

04/06/2007 às 14h33

Foto:

Medindo 10 cm x 7,2 cm, ela vem com processador de 1GHz, suporta imagens de alta resolução e memória RAM de até 1 GB

placabaralhoA VIA Technologies lança nesta segunda-feira (04/05) a placa-mãe VIA Epia PX, que usa módulo x86 e mede 10 centímetros por 7,2 cm. 

O hardware de dez camadas vem com o processador VIA C7 de 1GHz, o processador de mídia VIA VX700 de um único chip e núcleo gráfico 3D/2D e suporta até 1GB de memória RAM e suporta imagens de alta resolução.

Segundo a empresa, esta escala de miniaturização foi possível graças à redução do tamanho do chip e de seus processadores. Para se ter uma idéia, o VIA C7, com 21 milímetros de largura, e o VIA VX700 com 35 mm ocupam, juntos, uma área de 16,7 centímetros quadrados. A fabricante também dispõe de soluções com núcleo com dois processadores.

Essa placa representa um aumento no processamento em ultra-portáteis, smartphones e PDAs e permite ligar o aparelho em dispositivos USB, interligar à rede Ethernet e à um monitor.

A fabricante ainda garante economia de energia de até 50%, devido a potência de 9 watts do processador e 3.5 W do chipset, além do baixo consumo da memória RAM. É possível executar aplicações a menos de 13W.

A VIA Epia PX foi lançada em Taiwan e nos Estados Unidos e estará disponível no Brasil daqui a três meses, aproximadamente, conforme a demanda dos fabricantes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail