Home > Dicas

Seis dicas para aproveitar melhor o seu portátil

Localização da rede sem-fio, como fazer a bateria durar mais, central de músicas e até tomada que não encaixa. Seis dicas bem úteis para você

Por Redação PC WORLD (EUA)

04/06/2007 às 15h09

Foto:

Localização da rede sem-fio, como fazer a bateria durar mais, central de músicas e até tomada que não encaixa. Seis dicas bem úteis para você

icone_portatil150x100Poucos são os que duvidam da comodidade proporcionada pelos notebooks. Como qualquer coisa relacionada à tecnologia existem pequenos truques que fazem essas maravilhas funcionarem ainda melhor. Conheça seis deles.

Conexão demorada com o Wi-Fi
O seu portátil está demorando para localizar a rede sem fio? O utilitário NetStumbler pode ajudar a identificar eventuais interferências de sinal ou outra rede sem fio próxima que esteja utilizando o mesmo canal do roteador.

Mais autonomia
Sabia que é possível garantir pelo menos meia hora a mais de carga da bateria se você diminuir o brilho da tela pela metade? Em ambientes pouco iluminados (como no interior de um avião) verá que essa diminuição não faz a menor diferença.

Gerenciador de bateria
É possível desligar o monitor e o disco rígido automaticamente, com a configuração de tempo sem uso. Abra o Painel de Controle, Opções de Energia e ajuste as configurações no lado direito, sob a opção Usando Baterias. Mas não exagere: o portátil também gasta energia (e tempo) para girar a unidade de disco rígido. Por isso, certifique-se de desligá-lo apenas durante períodos de inatividade, e não durante breves pausas no trabalho. Tempos de 10 minutos para o monitor e 20 minutos para o disco são adequados.

Escute músicas e fale ao telefone
Ouvir músicas ou assistir um filme pelo notebook em locais públicos vai exigir o uso de um fone de ouvido. Se o telefone tocar (e você ouvir), terá que tirar o fone para atender a chamada. Com o BT620, da Jabra, fone de ouvido estéreo com microfone e tecnologia Bluetooth, basta apertar um botão para que ele pare a canção e atenda a ligação do celular (se ele for compatível com Bluetooth). O dispositivo sai por 75 dólares nos Estados Unidos e custa cerca de 350 reais no Brasil.

Xi! A tomada não encaixa...
Nada mais irritante do que chegar a um hotel e não conseguir colocar seu portátil para carregar – mesmo que você tenha levado seu carregador consigo. Se a viagem for internacional então, esqueça. Na Europa, por exemplo, cada país tem um padrão diferente. Tenha um adaptador universal, como o oferecido pela Targus (cerca de 150 reais) em mãos e não passe por dificuldades.

Conectividade garantida
Os laptops foram projetados para mobilidade, ainda que na maior parte do tempo fiquem sobre as escrivaninhas, em casa ou no escritório. As chamadas docking stations são pequenos equipamentos que funcionam como replicadores de portas para que o portátil acesse periféricos externos como teclado, mouse, monitor, alto falantes e impressoras, além da rede fixa. Tudo bem que os notebooks têm portas específicas para essas funções, mas conectar todos os periféricos à estação e esta ao portátil por uma única conexão USB torna tudo mais simples.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail