Home > Notícias

Tecnologia permite que papel digital “fale” com as pessoas

Acesso a informações digitais inclusas no papel é feito através do toque em uma tela, ouvidas através de auto-falante

Por Redação do IDG Now!

05/06/2007 às 14h52

Foto:

Acesso a informações digitais inclusas no papel é feito através do toque em uma tela, ouvidas através de auto-falante

O protótipo de uma nova tecnologia de papéis digitais que falam com as pessoas já existe. As informações digitais estão inclusas no papel e podem ser acessadas pelo simples toque na área de uma tela. As informações são ouvidas através de um auto-falante impresso.

A tecnologia é resultante do projeto de pesquisas Four Paper, da Mid Sweden University. Os pesquisadores trabalham na quarta geração de produtos de papel que se comunicam com computadores.

O pesquisador Mikael Gulliksson explica como a tecnologia funciona. É uma combinação de papel e códigos gráficos impressos com tintas eletronicamente condutoras, sensíveis à pressão. A informação digital está no papel, que, quando tocado, a transmite através de um auto-falante impresso.

Aplicações poderiam ser desenvolvidas para campanhas publicitárias, marketing e eventos. Por enquanto, há um grande modelo de tela que demonstra como a tecnologia pode ser utilizada junto às propagandas.

Quando a pessoa toca uma imagem ou texto, ela ouve a mensagem publicitária audiovisual. Ao invés de possuir uma superfície de propaganda plana, este anúncio convida as pessoas a entrarem e interagirem com a mensagem.

A mesma tecnologia foi usada como protótipo para uma mesa digital de música. Neste caso, álbuns de música são impressos diretamente no papel e as músicas podem ser ouvidas através do toque da capa do álbum. O som então sai diretamente do papel.

Depois do uso, as telas podem ser encaminhadas à reciclagem. O objetivo é desenvolver uma plataforma de produto completamente baseado em papel para produtos de marketing e serviços diversos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail