Home > Notícias

Conheça 15 excelentes ferramentas web e de e-mail

Cansado do manjado Firefox e do Outlook de sempre? Revisamos 15 ferramentas web e de e-mail das quais muitos usuários sequer ouviram falar

Por Scott Spanbauer, PC World EUA

06/06/2007 às 9h31

utilitarios_70.jpg
Foto:

Cansado do manjado Firefox e do Outlook de sempre? Revisamos 15 ferramentas web e de e-mail das quais muitos usuários sequer ouviram falar

utilitários100x120A internet está cada vez mais bacana graças às inovações introduzidas em dois tipos de ferramentas indispensáveis: os browsers e os programas de e-mail.

Apesar de bastante populares, o Internet Explorer e o Firefox não foram os primeiros a oferecer muitas das funções que os celebrizaram (como as abas, o suporte à feeds RSS e o bloqueio de pop-ups) e, tampouco, têm performances impecáveis.

Abaixo, listamos 15 aplicativos, entre navegadores, software cliente de e-mail, suítes que integram essas duas funções (e que trazem mecanismos de segurança embutidos) e aplicativos para desenvolvimento web. Vale a pena conhecê-los.

Navegadores

Opera
O browser Opera é gratuito, funcional e rápido. Ele combina navegação por abas e e-mail em uma única, customizável e surpreendentemente limpa interface. Tal e qual o IE e o Firefox, bloqueia pop-ups, aceita plug-ins, relembra senhas, permite assinatura de feeds RSS e facilita o download de arquivos .torrent usando o protocolo BitTorrent. Sua mais recente versão adiciona também uma interessante ferramenta antiphishing (que precisa ser ativada).

A interface de e-mails suporta servidores POP3 e IMAP, permite a criação de regras para as mensagens recebidas e, como Gmail, tem caixa de busca e filtragem de spam.

SeaMonkey

O SeaMonkey vem de uma linhagem tradicional na internet e guarda semelhanças com o Netscape. Produzido por um time da Mozilla, usa o mesmo sistema de renderização do Firefox 2.0 e bloqueia pop-ups, preenche formulários da web e relembra senhas.

Seu cliente de e-mails lembra a mais recente versão do Thunderbird e inclui semelhanças com o sistema de tags do Gmail, além de funções antiphishing. Seu editor WYSIWYG HTML vai deixar satisfeitos os saudosistas da década de 90.

Firefox Portable
Se você usa mais de um PC e quer seus favoritos e histórico de navegação sempre disponíveis, então uso o Firefox Portable. Instalado no pendrive, basta espetá-lo na porta USB de um computador para ter acesso ao navegador, que é baseado no Firefox 2.0.

A versão portátil tem limitações e nem todos os plug-ins funcionam perfeitamente. Mas os desenvolvedores estão tratando de resolver isso

Avant Browser
O Avant Browser é uma dádiva para os usuários do IE, adicionando navegação por abas e alimentação de feeds, inclusive implementando melhorias no IE7, como o bloqueio de anúncios, filtro de animações em flash e skins. Pode-se salvar favoritos, senhas, feeds e outras configurações de forma online, para uso em outros computadores.

Maxthon
Como o Avant Browser, o Maxthon pega emprestado algumas funções do IE e adiciona navegação por abas, suporte a feeds de notícias, bloqueio de anúncios e skins. Ele ainda turbina o browser com feeds e conteúdos específicos (caso seja feita uma contribuição ao site da Maxthon International, pode-se habilitar também o serviço de upload de favoritos).++++
utilitários100x120Ferramentas

Nvu
O Nvu é um aplicativo para desenvolvimento de páginas de internet sem que o usuário precise ser um mestre em HTML. Este editor WYSWYG HTML de código aberto e gratuito é inspirado no Composer, já visto nas suítes Netscape e SeaMonkey.

Como o Composer, o Nvu facilita a criação, o update e a publicação de páginas, e ainda inclui editor Cascading Style Sheet; suporte a formulários HTML e a códigos de script PHP; e um limpador de códigos HTML. O Site Manager do Nvu permite organizar todas as páginas e arquivos relacionados por projeto e a opção de visualizá-los por aba, torna mais ágil a comparação de designs e códigos das páginas.

1st Page 2006
Esta é a mais recente versão do 1st Page, uma popular e semi-profissional ferramenta para desenvolvimento web. Se você precisa de mais do que é oferecido por ferramentas como o Composer e o Nvu, esta pode ser uma boa opção.

O programa oferece quatro modos de usuário: Fácil, Normal, Expert e – para os mais avançados – Hardcore. Mas, até mesmo o modo Fácil oferece uma ótima gama de DHTML, Javascript e scripts PHP que adicionam menus, botões, animação, calendários, pop-ups e outros efeitos à suas páginas.

Os novatos podem tirar bom proveito do Web Photo Gallery Generator, que constrói em apenas um clique uma galeria de fotos indexada com thumbnails de uma pasta cheia de imagens digitais. Destacamos a possibilidade de escrever em HTML diretamente no display do programa, que exibe código-fonte, preview e uma engenhosa lista de tags HTML disponíveis.

Democracy Player
Este é um agregador e gravador de feeds de vídeo que também efetua buscas nos principais sites do gênero – tudo em uma única plataforma. Com o Democracy Player pode-se buscar e assinar uma grande variedade de canais de vídeo, acessando os banco de dados dos principais sites sem fechar o player. ++++
utilitários100x120Programas de e-mail

Eudora
Há muito tempo o Eudora é um ótimo serviço de e-mails, incluindo suporte à POP3 e IMAP, filtro para mensagens recebidas, e-mails HTML, armazenamento, correção ortográfica, etiquetas como as do Gmail e filtro antispam, tanto em sua versão gratuita (com anúncios) quanto na paga.  Destaque para seu display multijanelas que permite a visualização lado a lado de caixa de entrada, mensagens enviadas e outras pastas.

Thunderbird
Gratuito, este programa oferece funções como suporte a POP3 e IMAP, mensagens em HTML, corretor ortográfico, filtro antispam e feeds de notícias em RSS e proteção contra phishing-scam.

Como o Firefox, o Thunderbird tira proveito de add-ons, incluindo bloqueio de anúncios e dicionários.  Tem um visual limpo e o fato de poder ser rodado remotamente, em diversas máquinas e sistemas operacionais, são seus pontos altos.

Thunderbird Portable
Com o Thunderbird Portable instalado no pendrive é possível ter uma única caixa de e-mails, independentemente de quantos computadores usar. Basta plugar o dispositivo na porta USB de um PC com Windows. Inclui suporte a POP3 e IMAP, HTML, filtro antispam, corretor ortográfico e várias outras boas especificações. É uma excelente opção para quem já usa a versão portátil do Firefox.

SpamBayes
Da mesma forma que muitos utilitários antispam, o SpamBayes usa estatísticas no lugar de listas de palavras-chave, com altos índices de detecção de spam e números de erro muito baixos. A única ameaça que costuma driblar o controle do SB é a nova geração de spam baseados em imagens – mas seus autores devem consertar este problema na versão 1.1.

Pode-se usar o software como proxy com qualquer outro programa de e-mail (inclusive com o Thunderbird e o Eudora), mas ele também inclui um plug-in para o Outlook que adiciona alguns botões à barra de ferramentas do programa.

i.Scribe
Este compacto programa aglutina funções gerenciador pessoal de informações (PIM - Personal Information Manager) e de e-mail dentro de um mesmo pacote. É difícil crer que um download de 803 KB inclua suporte a POP3 e IMAP, regras de filtragem de e-mails, filtro antispam Bayesiano e calendário.

O i.Scribe ainda suporta plug-ins, permite preview das mensagens direto do servidor sem realizar o download e roda diretamente de drives removíveis sem efetuar modificações.

Evolution
Este software vem sendo festejado principalmente por usuários de Linux como parte do gerenciador de janelas Gnome, incluído em muitas distribuições do sistema. Recentemente, a Novell - aliada aos fãs do Evolution - criou uma versão para Windows.

As funções incluem especificações essenciais, como filtro baseado em regras criadas e detecção de spam, mensagens em formato HTML, assinatura e criptografia de dados PGP, além da possibilidade de dividir calendários via web. No saldo geral, o Evolution permite a réplica da usabilidade do Outlook, rodando sobre Windows ou Linux.

The Bat!
Ignore o nome e considere apenas as funcionalidades. O The Bat! custa 35 dólares e, além das funções básicas (como regras de filtragem e suporte a POP3 e IMAP), tem interface customizável para visualizar e organizar mensagens e gerenciar múltiplas contas de usuário.

Dicionários e plug-ins antivírus e antispam estão disponíveis para download no site da desenvolvedora. O The Bat! checa a ortografia das mensagens enviadas automaticamente, assina-as digitalmente e codifica os dados juntamente ao módulo de segurança OpenPGP incluso.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail