Home > Dicas

Dê cabo de pixels ‘ruins’ em suas imagens digitais

Software ajuda a removar boa parte das falhas ocasionadas por pixels que deixam de funcionar nas câmeras digitals com o passar do tempo

Por Redação PC WORLD (EUA)

06/06/2007 às 8h32

Foto:

Software ajuda a removar boa parte das falhas ocasionadas por pixels que deixam de funcionar nas câmeras digitals com o passar do tempo

Por mais que a tecnologia avance, alguns problemas continuam a acontecer, ainda que com incidência menor. No caso das câmeras digitais, com o passar do tempo, alguns pixels ficam  - no linguagem de quem fotografa digitalmente - "travados" ou "mortos".

Para a maior parte dos usuários comuns, esses pontos não causam grandes problemas e é provável que você nem se dê conta de sua existência.

Porém, em alguns tipos de imagens, como cenas noturnas de fogos de artifício, imagens astronômicas e trilhas deixadas pelas luzes dos carros no trânsito, esse problema tende a se revelar, aparecendo como pontos brilhantes, que estragam o resultado final da cena.

O PixelZap, da TawbaWare, é uma das diversas ferramentes existentes que prometem minimizar o problema. A versão gratuita possibilita tratar imagens de pequeno tamanho (640 pixels x 480 pixels), mas já dá para ter uma idéia de como ele é util.

.: Clique aqui para baixar o PizelZap

Boa parte do trabalho é feito automaticamente. Segunda a empresa, as câmeras digitais utilizam uma forma específica de gravar informações sobre as cores, o que faz com que os pontos travados, que têm características semelhantes, ficam todos juntos.

O arquivo de download tem cerca de 1 megabyte e traz dois arquivos, o PixelZap e uma interface gráfica (o PixelZap roda também em DOS). O registro fica em 15 dólares.

Veja abaixo reprodução da tela do software antes e depois do tratamento da imagem para remoção dos pixels ruins.

PixelZap tela

.: Clique aqui para baixar o PizelZap

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail