Home > Notícias

Gestão de tecnologia e treinamento preocupam 54% das PMEs

De acordo com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, o investimento nessas áreas varia entre 5% e 6% do faturamento

Por Redação da PC WORLD

11/06/2007 às 17h09

Foto:

De acordo com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, o investimento nessas áreas varia entre 5% e 6% do faturamento

Entre pequenas e médias empresas (PMEs) que investem em inovação, 54% estão procurando novas práticas de gestão de tecnologia e treinamento para administrar a inovação. Este é o resultado de um estudo realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

Os damos indicam que as companhias entrevistadas investem entre 5% e 6% do faturamento em inovação tecnológica, gestão e capacitação de pessoal.

O estudo mostra ainda que 62% dos empresários desconhecem a oferta de incentivos fiscais e subvenções, como verbas da Finep, do BNDES e do CNPq, mas 89% gostariam de obter mais informações sobre o assunto.

A demanda de mercado apareceu como principal incentivo à inovação, segundo 84% dos entrevistados, enquanto 68% investem em ações inovadoras como reação à concorrência.

Martín Izarra, diretor da Anpei, afirma que os recursos financeiros são os principais entraves para inovação nas PMEs,  afirmaram 76% dos respondentes. “E 42% consideraram que a burocracia nas instituições bancárias, o acesso a incentivos e subvenções do governo são entraves importantes para inovação”, completa o executivo.

A pesquisa, publicada durante a VII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que acibtece em Salvador (BA), abordou temas como motivação, práticas gerenciais, captação de idéias, conhecimento e uso de incentivos à inovação.

Foram entrevistadas 184 empresas, sendo que 75 contam com até 19 funcionários, 106 têm entre 20 e 99, e três abrigam mais de cem funcionários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail