Home > Notícias

Monte você mesmo sua página na internet

Fáceis de usar, serviços online ajudam usuário a criar home pages personalizadas cheias de recursos bacanas

Por Redação da PC WORLD

12/06/2007 às 10h39

homepage70.jpg
Foto:

Fáceis de usar, serviços online ajudam usuário a criar home pages personalizadas cheias de recursos bacanas

homepage100As home pages tradicionais são coisa do passado. Não é de hoje que as páginas estáticas e sem conteúdo atraente foram superadas pelas tecnologias webtop que proporcionam uma forma diferente de as pessoas usarem a internet.

Cada vez mais, busca-se oferecer um espaço de rede customizável e agradável de ver e utilizar. Quanto mais automatizado o conteúdo for – com o uso de RSS e feed – e proporcionar interatividade entre os usuários (chat), melhor.

Se tudo isso puder ser feito de forma facilitada, exigindo pouco (ou até nenhum) conhecimento técnico, melhor. PC WORLD selecionou quatro serviços que merecem ser conhecidos.

Pageflakes
O simples acesso à página do Pageflakes já dá início à construção de sua home page.

O tutorial oferece uma coleção de modelos de páginas (por tipo de conteúdo) e  componentes como feed RSS, feeds diretos do Flickr, YouTube e similares, serviços de notícias, informações meteorológicas, etc.

Pode-se ainda obter ferramentas como lista de endereços, notepad e relógio ou mesmo um widget para leitura de mensagens em serviços de webmail como Gmail e YahooMail.

Para ter sua página salva para uso posterior, é necessário inscrever-se no site (gratuitamente). Basta fornecer um e-mail válido (será enviada uma mensagem de confirmação) e uma senha.

Modificações de layout podem ser feitos com um simples arrastar das caixas que contêm a informação, e trocar um título de uma determinada seção é tão fácil quanto sobrescrevê-lo.

Sua página pode ser privada - somente você terá acesso a ela -, compartilhada para uma relação de usuários que você definir ou pública (qualquer pessoa terá acesso a ela).

Netvibes
Outro serviço baseado na tecnologia webtop e com instruções em português.

O Netvibes oferece muitos tipos de feeds, uma infinidade de fontes e widgets que permitem montar uma home page do jeito que você quiser.

Como o Pageflakes, exige registro para salvar a página criada.

Google Personalized Home
Como qualquer ferramenta oferecida pelo Google, este é um serviço minimalista, mas que funciona.

O Google Personalized Home, disponível também em português, oferece um número menor de recursos e alguns feeds automáticos. Por se tratar de um serviço do Google, bem que poderia trazer mais funcionalidades.

Windows Live
Apesar do visual corporativo, o Windows Live tem conteúdo customizável e acesso à conta do Hotmail ou Windows Live Messenger – ou seja, quem quiser tirar proveito dele deve associar-se a alguns desses serviços.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail