Home > Notícias

Animações 3D recriam ataques terroristas de 11 de setembro

Vídeo criado pela Purdue University usa máquinas de alta performance para detectar real impacto dos aviões nas torres gêmeas

Por Redação do IDG Now!

13/06/2007 às 11h02

Foto:

Vídeo criado pela Purdue University usa máquinas de alta performance para detectar real impacto dos aviões nas torres gêmeas

Embora a maior parte dos norte-americanos imagine saiba o que levou à queda das torres gêmeas do World Trade Center em 11 de setembro de 2001, engenheiros civis ainda buscam respostas para dúvidas que podem vir a salvar milhões de vidas no futuro.

Engenheiros estruturais precisam saber, em uma perspectiva científica, o que aconteceu com os edifícios durante os ataques terroristas. Para tanto contam com a ajuda das mais avançadas técnicas de animação criada por pesquisadores da Purdue University.

Para assistir o vídeo clique aqui.

Segundo Christoph Hoffmann, professor de Ciência da Computação do departamento de Tecnologia da Informação da Purdue, a animação revela mais informações do que poderia ser coletado em uma simples simulação científica.

A simulação, finalizada em setembro do ano passado, demandou uma série de testes de performance computacional até satisfazer os cientistas. O teste final exigiu mais de 80 horas de computação de alta-performance.

A simulação descreve como um dos aviões rachou diversos conjuntos da torre norte do World Trade Center em meio segundo. Ela também identifica que a carga de combustível agiu como uma enchurrada de líquido inflamável, chocando-se com colunas estruturais do edifício, além de remover o isolamento à prova de incêncio de outras estruturas.

Para desenvolver a nova visualização animada, Voicu Popescu, professor-assistente de Ciência da Computação da Purdue, desenvolveu uma aplicação de trandução que cria um link entre simulações de computador e sistemas de virtualização para criar a cena de animação 3D automaticamente.

A visualização tem início com um mapa de lower Manhattan em 11 de setembro de 2001, no Google Earth. Em seguida, o vídeo mostra os danos causados pela aeronave no momento do choque com a torre norte do WTC, acompanha o mergulho do avião no interior do edifício e então mostra o que sobrou da estrutura da aeronave, em chamas, carregando pó e fumaça ao sair do lado oposto da torre.

A animação é a mais recente de uma série de projetos do time da Universidade de Purdue relacionados aos ataques de 11 de setembro para determinar os danos estruturais do impacto do avião no edifício.

Embora o objetivo dos estudos seja desenvolver estruturas que possam resistir a ataques terroristas, a equipe usou suas pesquisas para investigar outros cenários, como o impacto de um avião de forma intencional em um edifício próximo ao aeroporto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail