Home > Notícias

Caçadores de falhas no Safari para Windows já encontraram 18 bugs

Navegador da Apple para Windows, que prometia ser seguro desde o primeiro dia, demonstrou o contrário em menos de 24h

Por Robert McMillan, para o IDG Now!*

13/06/2007 às 13h17

Foto:

Navegador da Apple para Windows, que prometia ser seguro desde o primeiro dia, demonstrou o contrário em menos de 24h

Apenas um dia depois do lançamento do navegador Safari da Apple, pesquisadores de segurança já encontraram 18 falhas na versão beta do software que roda no Windows.

Os pesquisadores Aviv Raff, David Maynor e Thor Larholm divulgaram bugs no navegador pouco depois do lançamento na segunda-feira (11/05). Maynor declarou que descobriu seis falhas, incluindo duas que poderiam ser utilizadas para rodar softwares não autorizados no computador da vítima.

O Safari 3.0 está ganhando atenção pois, pela primeira vez, a Apple disponibilizou uma versão do software para Windows, o que permite que o download seja feito por muito mais testadores.

O pesquisador Tom Ferris declarou que seu teste de vulnerabilidade encontrou 10 falhas no navegador em apenas cinco minutos.

A própria Apple tem pouco a declarar a respeito de todos os bugs encontrados. “Nós levamos a segurança muito a sério e estamos investigando estes relatos”, declarou um porta-voz da Apple ao IDG News Service.

Apesar do código do Safari 3.0 ser beta e possuir expectativas de apresentar falhas, Ferris declarou que o time da Apple deveria ter testado com mais cuidado antes de oferecer o software a um amplo número de testadores. “No intuito de possuir um teste beta mais útil de um navegador, as pessoas precisam utilizá-lo na realidade, o que é expô-los a malwares”, completou o porta-voz.

Ferris e outros pesquisadores também reduziram o comentário da Apple, que dizia que “os engenheiros da Apple desenvolveram o Safari para ser seguro desde o primeiro dia”.

Nesta terça-feira, as vulnerabilidades do Safari foram amplamente divulgadas em blogs e sites de tecnologia.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service em São Francisco

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail