Home > Dicas

Vale a pena manter impressoras matriciais em ambiente Windows?

Muitas empresas ainda mantêm esses periféricos para imprimir notas fiscais e relatórios. Mas deve-se avaliar a questão do custo operacional e seu desempenho

Por René Ribeiro, da PC WORLD

14/06/2007 às 9h37

Foto:

Muitas empresas ainda mantêm esses periféricos para imprimir notas fiscais e relatórios. Mas deve-se avaliar a questão do custo operacional e seu desempenho

Dúvida do leitor Marcos Sostenes Amorim, enviada por e-mail
"Somos uma empresa varejista, com 25 lojas. Temos um grande parque instalado de computadores que utiliza um aplicativo na plataforma MS-DOS e que gera pedidos e relatórios impressos por equipamentos LX-300. Vamos migrar para a plataforma Windows, com banco de dados SQL, e enfrentamos um dilema: devemos adquirir impressoras a laser e passar a utilizar papel A-4? Não existe maneira de continuarmos a utilizar as LX-300 sem perda de produtividade?"

PC WORLD: Impressoras matriciais, como a LX-300, da Epson, estão desaparecendo do mercado. Entretanto, sabe-se que elas são ótimas para emitir notas fiscais.Seguem sugestões para o seu problema e algumas  considerações:

1) O Windows possui driver para a LX-300. Isso resolve parte do problema, pois os aplicativos Windows, por serem gráficos, nunca vão igualar as posições do formulário ou nota fiscal.

Nesse caso, você precisará fazer os ajustes manualmente pelo driver ou pelo seu aplicativo – ou até mesmo pelos dois.

2) Migrar para a impressora laser de fato. Dois pontos a favor: velocidade e qualidade de impressão. Como você disse que quer velocidade, a LX-300 nunca irá atingir o desempenho de uma a laser. E isso se aplica também à qualidade dos seus documentos em Word e Excel. Um ponto contra: o preço da fita da LX-300 é bem menor que um cartucho de toner.

Conclusão: você terá que fazer os cálculos, já que são 25 lojas. Mas também deverá levar em consideração a qualidade e a velocidade com que seus documentos serão impressos. Uma observação que deve ser feita é que um cartucho de toner dura bem mais que uma fita.

Atualmente é possível encontrar no mercado boas impressoras a laser por cerca de 800 reais. Com esses dados é possível fazer os cálculos e chegar à melhor opção para sua empresa.

Tem alguma dúvida? Envie um e-mail para PC WORLD.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail