Home > Notícias

Fotografar em baixo d’água, para todos os bolsos

As câmeras digitais, agora, acompanham o usuário nos esportes mais radicais. E mesmo quem não tem dinheiro sobrando não vai ficar na mão

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

15/06/2007 às 18h02

Foto:

As câmeras digitais, agora, acompanham o usuário nos esportes mais radicais. E mesmo quem não tem dinheiro sobrando não vai ficar na mão

camera_agua150Final de semana combina com fotografia e, apesar de já estarmos no outono, viagens para regiões em que existe água - seja praia, rio ou lagos - são sempre uma atração a mais.

Só que muitas das câmeras fotográficas, convencionais ou digitais, não constumam combinar com água.

Isso não quer dizer que os fãs dos esportes aquáticos - no limite, mergulho autônomo (com garrafa de oxigênio), livre (usando snorkel) e pesca submarina - nada como  ou mesmo snorkling - tenham de ficar na mão.

O mercado já oferece vários modelos de câmeras fotográficas à prova d'água e acessórios que cabem no bolso de quase todo mundo. Escolha o seu e boa viagem.

Câmeras
Muitos fabricantes têm modelos de câmeras digitais que resistem a alguns respingos, afinal, ir à praia e não poder levar sua câmera não teria a menor graça. Mas imagine o que pode acontecer ao equipamento se ele cair na água...

De olho nisso, há modelos de câmeras compactas que vão além disso: permitem fotografar mesmo que esteja totalmente submersas.

stylus 770swA Olympus, por exemplo, tem o modelo Stylus 770SW, que permite mergulhos até 10 metros. Tudo bem, não é tão profundo assim. Mas já dá para brincar. Ela tem resolução de 7.1 megapixels (MP), LCD HyperCrystal de 2,5 polegadas (que segundo o fabricante permite ver imagens com nitidez em qualquer condição de iluminação, mesmo embaixo d'água), opera até -10oC e estabilizador digital de imagens, que permite fotos no foco mesmo com o alvo em movimento (peixes?). Preço: a partir de 1.400 reais.

optio A30Com resolução superior à câmera da Olympus, a Optio A30, da Pentax, vem com 10 MP, trabalha até 3 m de profundidade e também tem LCD de 2,5 polegadas. Oferece zoom óptico de 3x e pode gravar filmes em forma MPEG-4 DivX. Preços: a partir de R$ 1.400 reais.

webcam LeadershipSe o que se busca é um modelo mais em conta, dê uma olhada na WebCam LeaderShip. De acordo com o fabricante, ela resite até 30 metros, tem parcos 1,3 MP e apenas 8 MB de memória interna (mesmo as câmeras digitais comuns trazem pelo menos 16 MB). Em contrapartida, pode ser encontrada na internet com preços a partir de 350 reais.

Dica de especialista: Stephen Frink, um dos melhores fotógrafos submarinos, diz que o principal problema das câmeras digitais compactas é a lentidão do
disparador. “A lentidão é o tempo entre pressionar o botão e a captura
da imagem pela câmera”. Ele explica que os fabricantes têm trabalhado para resolver o problema, mas ainda estão longe do ideal. Para garantir uma foto com qualidade embaixo d'água, Frink recomenda usar o flash, para restaurar muitas das cores naturais, mas
há limitações de potência e distância. “A água é 600 vezes mais densa
que o ar, é preciso um flash potente”, diz.

Acessório
bolsa prova daguaFalta de grana não implica você vai ficar sem suas fotos subaquáticas.

Existem alguns modelos de bolsas plásiticas estanques que vedam com perfeição e permitem que você coloque sua câmera digital dentro. Faça uma busca na web e vai encontrar diversos modelos, com preços a partir de 35 reais, dependendo do tamanho da câmera.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail