Home > Notícias

Mercado de câmeras digitais traz novidades para mergulhadores

Empresas passam a oferecer equipamentos e câmeras digitais voltadas especialmente para mergulho

Por Steven Schwankert, para o IDG Now!*

15/06/2007 às 14h47

Foto:

Empresas passam a oferecer equipamentos e câmeras digitais voltadas especialmente para mergulho

O mercado de câmeras digitais e equipamentos voltados a praticantes de mergulho traz novidades aos fãs do mundo submarino. Os fabricantes estão trazendo ao mercado câmeras digitais compactas, especialmente desenvolvidas para tirar fotos submersas.

A Sony oferece vários modelos de câmaras subaquáticas para sua linha de Cyber-shot, e o custo desses equipamentos tem caído bastante - pode-se adquirir uma por 200 dólares ou menos.

Neste ano a Olympus e a Pentax também lançaram câmeras desenvolvidas para mergulho, com 7.1 e 7 megapixels, respectivamente. A Olympus Stylus 770SW tem autonomia de 10 metros de profundidade, seu preço é de 380 dólares. Já a Pentax Optio A30 tem autonomia de 3 metros apenas e custa 300 dólares.

Segundo Stephen Frink, um dos melhores fotógrafos submarinos, a principal deficiência das câmeras digitais compactas é a lentidão do disparador. “A lentidão é o tempo entre pressionar o botão e a captura da imagem pela câmera”. Ele continua: “a maioria das empresas reduziu a lentidão, mas ainda não o suficiente. Quando um peixe se movimenta muito rápido, uma reação instantânea é necessária”.

Outra dica o fotógrafo para fazer bons cliques debaixo d'água é utilizar um flash, que ajuda a restaurar muitas das cores naturais, mas há limitações de potência e distância. “A água é 600 vezes mais densa que o ar, é preciso um flash potente”.

A página da Associação de Instrutores Americanos de Mergulho (PADI, na sigla em inglês), maior organização em treinamento de mergulho do mundo, traz mais informações.

*Steven Schwankert é editor do IDG News Service em Pequim

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail