Home > Notícias

Safari em versão Windows já foi baixado mais de 1 milhão de vezes em dois dias

Pesquisadores já identificaram 18 brechas de segurança no navegador e a Apple teve de lançar correção

Por Redação da PC WORLD

15/06/2007 às 15h24

Foto:

Pesquisadores já identificaram 18 brechas de segurança no navegador e a Apple teve de lançar correção

O Safari, o navegador da Apple, agora pode instalado no PC. Em termos gerais, as versões são muito parecidas.

A novidade de um Safari rodando no Windows mostra sue grande potencial de integração com o iTunes e o QuickTime.

.: Clique aqui para baixar o Safari para Windows

Compatível com o Vista, o Safari ainda não conta com muitos dos plug-ins que navegadores rivais já desfrutam (o que pode prejudicar a visualização de algumas páginas). Mas não tardará para que sejam lançados.

Desempenho
AApple afirma que a versão Windows do Safari é até duas vezes mais rápida que o Internet Explorer 7 e 1,6 vezes mais rápida do que o Firefox.

Mas podemos dizer que no mundo digital de hoje, fatores como o design do site e velocidade de conexão pesam mais na rapidez de uso da internet do que o browser que for usado.

A equipe da PC WORLD norte-americana fez testes informais com o browser para checar o uso de memória. Resultado: o Safari ficou em último.

Começamos com uma página em branco nos browsers e carregamos dois sites em específico. O Safari usou 45 MB de memória, significativamente mais do que seus concorrentes (Opera com 27 MB, Firefox 2 com 31 MB e Internet Explorer com 34 MB).

Em resumo, sistemas com pouca memória devem sentir a lentidão mais acentuada.

Algumas especificidades do software só serão aprendidas no dia-a-dia. Na versão atual, por exemplo, percebemos que só é possível redimensionar a janela do navegador usando o canto inferior direito, e não qualquer borda da janela.

O Safari, claramente inspirado no Firefox, incluiu um atributo de busca na página visitada que, ao pressionar simultaneamente as teclas <Ctrl> e < F>, um box de localização de palavras surge no navegador.

Segurança
O Safari não usa Active X, o que para alguns significa que o navegador não estará tão exposto às pragas que assolam o Internet Explorer.
Contudo, ela parece ser tão imune às falhas quanto o Firefox.

Um grupo de pesquisadores independentes já localizou 18 brechas no Safari, razão pela qual a Apple já lançou uma atualização para o navegador.

Apesar disso, o software tem atraído a atenção dos usuários. Em apenas dois dias, mais de um milhão de downloads já foram baixados. Se ele vai crescer em popularidade, teremos de esperar para ver.

.: Clique aqui para baixar o Safari para Windows

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail