Home > Notícias

Nova geração Centrino tem desempenho duas vezes maior que a anterior

Plataforma Santa Rosa tem maior poder de processamento, comunicação wireless que suporta 300 Mbps e chipset gráfico mais eficiente, sem consumir mais energia

Por René Ribeiro, da PC World

18/06/2007 às 19h54

Foto:

Plataforma Santa Rosa tem maior poder de processamento, comunicação wireless que suporta 300 Mbps e chipset gráfico mais eficiente, sem consumir mais energia

A Intel anunciou nessa segunda-feira (18/06) a semana da mobilidade. Trata-se de uma ação de marketing focando no anúncio da nova plataforma Centrino Duo e Centrino Pro voltada para computadores portáteis.

O Centrino Duo já existe, entretanto a nova plataforma, que leva o codinome de Santa Rosa, traz mudanças para a arquitetura de portáteis. Vamos a elas:

Quanto ao processador, a velocidade em que o processador se comunica com a memória aumentou para 800 MHz. A anterior era de 667 MHz.  A freqüência do barramento é alterada dinamicamente e reduz a voltagem do núcleo, resultando em um consumo menor de energia.

O chipset gráfico GM965 (X3100) oferece desempenho duas vezes superior se comparado a geração antiga do Intel Graphics Media Accelerator X3000.

A comunicação wireless suporta o padrão 802.11n, mas também continua aceitando os padrões anteriores 802.11 a/b/g. A taxa de transmissão pode chegar até 300 Megabits por segundo, cinco vezes superior ao padrão mais utilizado, o 802.11g.

O turbo memory é uma tecnologia opcional e reduz o tempo para carregar e rodar programas utilizados freqüentemente. Isso também reduz o consumo de energia, pois como os dados não precisam ser acessados pelo disco, que tem partes mecânicas e precisa de mais energia para ser utilizado.

Com a plataforma Centrino Pro, o gerenciamento de um parque de computadores portáteis se torna uma tarefa mais ágil. A característica wireless auxilia os técnicos a diagnosticarem, repararem e proteger remotamente os notebooks.

Quinze fabricantes já tem produtos utilizando essa plataforma; clique aqui e confira o especial da Semana de Mobilidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail