Home > Notícias

China volta a desbloquear versão em inglês da Wikipedia

Site foi censurado pelo governo chinês por diversos períodos nos últimos três anos. Versão em chinês ainda permanece inacessível

Por Steven Schwankert, para o IDG Now!*

18/06/2007 às 11h20

Foto:

Site foi censurado pelo governo chinês por diversos períodos nos últimos três anos. Versão em chinês ainda permanece inacessível

A versão enciclopédia livre Wikipedia em inglês esteve acessível na China na última sexta-feira (15/06), embora a versão em chinês permanecesse bloqueada.

O site foi censurado pelo governo chinês por diversos períodos nos últimos três anos - a Wikimedia, responsável pela enciclopédia, mantém registros dos bloqueios.

"A Wikimedia é um site tão popular que praticamente qualquer estrangeiro que visita a China pode tentar acessar as suas páginas. Acho que alguém no Ministério do Turismo ou outra área do governo percebeu a publicidade negativa que o bloqueio traz”, disse Jeremy Goldkorn, editor do Danwei.org, site de mídia e internet de Pequim.

Apesar do desbloqueio à Wikipedia em inglês, o serviço de fotos do Yahoo!, o Flickr, permanece teoricamente acessível na China, mas grande parte das fotos não pode ser vista por usuários chineses.

*Steven Schwankert é editor do IDG News Service, em Pequim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail