Home > Notícias

Google combate desperdício de energia com painel solar e doações

Painéis solares instalados no campus abastecem um terço da energia. Empresa doará US$10 mi a projetos de carros híbridos

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

19/06/2007 às 15h38

Foto:

Painéis solares instalados no campus abastecem um terço da energia. Empresa doará US$10 mi a projetos de carros híbridos

O Google instalou painéis solares que cobrem quase todo o telhado de seu campus corporativo na segunda-feira (18/06). A empresa também anunciou seus planos em doar 10 milhões de dólares em apoio a projetos relacionados a carros híbridos.

Os anúncios seguiram a declaração do Google sobre o lançamento de uma iniciativa de âmbito industrial que melhora a eficiência de energia de PCs e servidores.

Os painéis solares, que são a maior instalação solar em um campus corporativo dos Estados Unidos, produzem 1,6 megawatts de energia, o suficiente para abastecer aproximadamente um terço do uso de energia do Google, de acordo com uma porta-voz da empresa, Jacquelline Fuller.

Junto aos painéis solares, o Google também revelou um novo estacionamento para os empregados, onde os motoristas podem carregar as baterias de seus carros plug-in através da energia solar.

Plug-in é a denominação utilizada para carros híbridos, que podem ser dirigidos em modo completamente elétrico por aproximadamente 48 km antes de utilizar o mecanismo de gás.

Uma vez que os fabricantes de automóveis não estão produzindo modelos plug-in, o Google está convertendo carros híbridos em plug-ins. Até então, ele converteu quatro Toyota Prius e dois Ford Escapes, de acordo com Fuller. No seu site RechargeIT, o Google tem divulgado dados a respeito do desempenho destes carros.

A empresa planeja ter 100 carros plug-in para que os empregados que utilizam transporte público até o escritório possam utilizá-los durante o trabalho. Esta é uma iniciativa de seu programa de compartilhamento de veículos.

Os planos do Google ainda incluem esforços principalmente com relação aos carros plug-in, começando com doações já divididas em diversos grupos.

O Google.org doou 200 mil dólares para o Brookings Institute, apoiando uma conferência que ocorrerá no próximo ano sobre polícia federal para promover veículos plug-in. O mesmo valor foi doado para o CalCars para a continuação de sua iniciativa educacional sobre estes modelos de carro.

Também receberam doações para seus projetos de carros plug-in o Electrical Power Research Institute, o Plug-In America, o Rocky Mountain Institute e um professor da University of Delaware.

O Google.org ainda investirá 10 milhões de dólares em empresas e projetos que apóiam transportes alternativos que reduzem a emissão e o uso de combustíveis fósseis. A empresa pretende, ainda este ano, aceitar propostas e candidatos a receberem a doação.

Na semana passada, o Google deu conselhos no lançamento de iniciativas ambientais ao receber a instrodução do Climate Savers Computing Initiative. Este grupo está esquematizando padrões que irão melhorar a eficiência do uso de energia em PCs e servidores até 2010. As empresas participantes do projeto incluem Intel, Dell, Sun Microsystems, Microsoft e HP.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service em Seattle

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail