Home > Notícias

Mac OS X e Vista ganham mercado em sistemas operacionais

Pesquisa da Net Applications ainda avalia mercado de browsers e revela que Firefox sofreu a maior queda de participação desde 2004

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!*

19/06/2007 às 10h49

Foto:

Pesquisa da Net Applications ainda avalia mercado de browsers e revela que Firefox sofreu a maior queda de participação desde 2004

Os sistemas operacionais Windows Vista, da Microsoft, e Mac OS X, da Apple, continuam a ganhar espaço no mercado de sistemas operacionais, de acordo com a Net Applications.

Até o final de maio, o Vista respondia por 3,74% dos sistemas operacionais instalados em máquinas conectadas aos sites de clientes da Net Applications. O mercado total para o Mac OS X, incluindo as edições mais antigas, rodando em processadores PowerPC ou em Macs com processadores Intel, além da versão 10.4, foi de 6,46%.

O Vista cresceu aproximadamente três quartos de um ponto percentual de abril, enquanto o Mac OS X cresceu um quarto de ponto percentual.

Outra pesquisa da Net Applications revela que o Firefox vivenciou a maior perda no mercado de navegadores desde 2004. A queda foi de 15,42% de participação em abril para 14,54% em maio.

Os navegadores que competem com o Firefox são o Internet Explorer 7, que conquistou mais 0,70% do mercado, e o Safari da Apple, que aumentou 0,23% em sua participação. A mais recente versão do Safari para Windows também compete com o Firefox, mas a Net Applications apenas divulgará dados sobre a posição quando o navegador não estiver mais em sua versão beta.

*Gregg Keizer é editor do Computerworld em Framingham

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail