Home > Notícias

Sistema brasileiro impede que motorista durma ao volante

Um sistema desenvolvido por estudante brasileiros pode ajudar a reduzir os acidentes de trânsito ao avisar motorista do perigo

Por Ralphe Manzoni Jr., editor-executivo do IDGNow!

20/06/2007 às 16h20

Foto:

Um sistema desenvolvido por estudante brasileiros pode ajudar a reduzir os acidentes de trânsito ao avisar motorista do perigo

Um sistema desenvolvido por brasileiros pode ajudar a reduzir os acidentes de trânsito. Ele monitora o motorista e impede que ela durma ao volante.

Esse é um dos projetos que será apresentado, na quinta-feira (21/06), na XXXII Elexpo – Exposição dos Projetos de Formatura do curso de Engenharia Elétrica da FEI.

O sistema, desenvolvido por formandos do Centro Universitário da FEI, funciona da seguinte maneira: se o motorista fechar os olhos, por dois segundos, enquanto estiver dirigindo, dois alarmes (um sonoro e um visual, por meio de uma luz no painel do carro) serão acionados.

Se ele permanecer com os olhos fechados até quatro segundos, um terceiro alarme, vibratório e aplicado no banco do motorista, também começará a funcionar.

Para isso, os formandos aplicaram uma câmera com infravermelho no painel do carro, pouco acima do volante, e uma placa de captura de vídeo para adquirir as imagens em tempo real.

Com recursos de inteligência artificial, desenvolveram um software capaz de identificar, pelo contorno dos olhos, se o motorista está com os olhos fechados. Durante a exposição, o grupo fará demonstrações com o protótipo construído.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail