Home > Notícias

Microsoft altera busca do Vista para atender acordo antitruste

Empresa atende pedido da Justiça dos EUA e diz que vai modificar uso da ferramenta "Instant Search" no sistema

Por Robert Mullins, para o IDG Now!*

20/06/2007 às 10h01

Foto:

Empresa atende pedido da Justiça dos EUA e diz que vai modificar uso da ferramenta "Instant Search" no sistema

O procurador geral da Califórnia Jerry Brown afirmou na terça-feira (20/06) que a Microsoft concordou em fazer mudanças significativas no Windows Vista para garantir que o sistema operacional esteja adequado com o acordo antitruste da companhia com a justiça norte-americana.

O escritório de Brown interveio após relatos de que o novo sistema operacional incluiria uma função de buscas no desktop chamada "Instant Search" que violava os termos do acordo para tornar os produtos da empresa mais competitivos.

O Google, que opera a ferramenta de buscas mais popular da internet, disse que o "Instant Search" é um produto de “middleware" da Microsoft, o que o torna objeto do acordo da Microsoft no caso antitruste.

O Estado da Califórnia sustentou que a função de busca em desktop não era uma função existente em versões anteriores do Windows e por isso está coberta pelo acordo.

Brown disse que a Microsoft vai oferecer aos fabricantes - como HP e Dell - e usuários maior flexibilidade para escolher e acessar produtos concorrentes.

A Microsoft prometeu fazer as mudanças solicitadas em uma atualização, o beta Service Pack 1 para Vista, que deve estar disponível até o final do ano.

Detalhes do acordo foram incluindos em um relatório conjunto entregue na terça-feira à juíza distrital Colleen Kollar-Kotelly, em Washington, que presidiu o acordo para o caso em 2002.

*Robert Mullins é editor do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail