Home > Dicas

Seis acessórios e truques para proteger sua câmera digital

Evite perder suas fotos e não deixe que a lente, visor ou o corpo de sua máquina sejam danificados por choques mecânicos, umidade e até variações de temperatura

Por Dave Johnson, da PC WORLD (EUA)

20/06/2007 às 18h05

6cam_digital_70.jpg
Foto:

Evite perder suas fotos e não deixe que a lente, visor ou o corpo de sua máquina sejam danificados por choques mecânicos, umidade e até variações de temperatura

6cam_digital_150Antes da popularização das câmeras digitais, um eventual acidente - como a abertura do compartimento do filme antes que este tivesse sido completamente rebobinado - significaria, no máximo três coisas: a perda do filme propriamente dito, o valor da revelação (que juntos devem ficar em torno de 30 reais) e, claro, as lembranças daquela viagem maravilhosa que agora, ficarão mesmo é em sua memória.

Hoje, muita coisa mudou e até os modelos mais simples de câmeras digitais aceitam cartões de memória capazes de armazenar algumas centenas de fotos. Um dano qualquer nesses dispositivos implica prejuízo de algumas centenas de reais e, o mais importante, a perda das imagens, algo impossível de mensurar.

Saiba que uma câmera equipada adequadamente permite seu transporte e uso até em dias de chuva, em lugares arriscados e até usá-la debaixo d'água.

Com estes acessórios para proteger o equipamento, você praticamente poderá tirar fotos em qualquer lugar.

Proteja as lentes
Lembre-se que para a imagem a ser capturada passará, necessariamente, pela lente da sua câmera. Riscos, fungos, poeiras e manchas podem tornar a mais bela paisagem nunca imagem sem qualquer atrativo.

filtro_uv200Por isso, cuidar delas é fundamental. Fotógrafos profissionais utilizam um filtro UV para isso, se bem que a função primária destes filtros é eliminar o eveitos dos raios ultra-violetas.

Rosqueado na frente da lente, o filtro UV promove uma barreira física contra qualquer intempérie, riscos e sujeira. Eles podem ser encontrados na lojas de equipamentos fotográficos com preços a partir de 50 reais.

Infelizmente, alguns modelos de câmera compactas - principalmente aquelas nas quais a lente é recolhida quando o equipamento é desligado, não permitem usar esse recurso, comum às máquinas fotográficas de lentes removíveis single-reflex.

LCD
A interface LCD das câmeras digitais se tornou tão importante que alguns fabricantes eliminaram o visor diretor de alguns modelos.

Trata-se de um dispositivo sensível, sujeito a manchas e riscos e convém protegê-lo.

delkinO Delkin Pop-Up Shade (que custa entre 20 e 40 dólares) oferece uma maneira interessantes de protetor o visor. Além disso, neutraliza o efeito proveniente de incisão direta da luz do sol, o que compromete a visibilidade.

protetores que são vendidos no Brasil por aproximadamente 20 reais, disponíveis em diversos tamanhos que servem para a maioria dos modelos mais populares de cameras.

Proteção dupla
Se você colocar sua câmera em uma situação de risco, como levá-la durante escalada em montanhas, considere protegê-la em uma segunda capa.

armorAs proteções da Armor (que custam entre 50 e 80 dólares) cobrem completamente alguns modelos de câmeras, inclusive SLRs da Canon e da Kodak. Trata-se de uma capa rugosa, emborrachada e com proteção anti-choque. No pacote, também vem uma proteção LCD e uma tampa para lentes flexivel, de elastano.

Elas podem ser adquiridas pela loja online, que entrega para consumidores que estejam em qualquer país.

Se você não encontrar um que se sirva na sua câmera, tente uma Snug-It camera skin (15 dólares), que protege corpo e lente da câmera.

Mantenha o equipamento seco
Câmeras digitais e água não devem ficar juntas. Se você estiver fazendo trilhas e quiser fotografar independentemente do tempo, considere 'vestir' sua câmera com uma capa de chuva.

A Ewa-Marine oferece várias capas para câmeras pequenas e grandes que protegem o corpo do equipamento, mas deixam as lentes desprotegidas. Elas custam entre 20 e 200 dólares e possuem distribuidores no Brasil.

Esses acessórios ajudam, mas não irão ajudá-lo se a sua câmera fizer um mergulho enquanto você está remando em um caiaque ou praticando mergulho. Se você quiser que a sua câmera sobreviva a longa submersões, adquira um compartimento impermeável.

aquapacEsses acessórios facilmente algumas centenas de dólares. Mas a empresa Aquapac vende um saquinho plástico flexível e barato, que custa entre 30 e 120 dólares. Ele mantém a sua câmera livre de umidade até três metros de profundidade.

Não descuide das imagens
Não importa quão cuidadoso você seja, acidentes acontecem. Mesmo se você perder sua câmera no final de uma longa viagem, assegure-se de que as imagens não se percam também.

A maior parte dos lugares turísticos oferecem lojas de serviços fotográficos que transferem as imagens do cartões de memória para CDs ou DVDs. O serviço é barato e permite esvaziar o cartão para continuar a fotografar.

Você também pode utilizar um internet café e descarregar as imagens pelo computador, enviando-as para seu e-mail pessoal.

Variações de temperatura
Câmeras fotográficas - digitais ou não - são pouco tolerantes a variações de temperatura.

Por isso, nunca deixe sua câmera no carro durante o verão, quando temperaturas dentro dos veículos pode exceder 140 graus Celsius. Corre-se o risco de danificar as baterias e possivelmente alguns componentes eletrônicos, como o sensor de imagem.

Temperaturas mais baixas também trazem transtorno. Levar uma câmera que estava em uma ambiente aquecido para a área externa provoca condensação e, de novo câmeras e umidade não combinam.

Procure evitar mudanças bruscas de temperatura. Deixe o equipamento dentro da bolsa protetora por tempo suficiente para que as temperaturas se igualem para então utilizá-lo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail