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Máquina de café reconhece voz e atende pedido de clientes

Sistema de reconhecimento de voz é baseado em pesquisa que buscou variações em todo o Brasil para reconhecer diferentes sotaques

Por Redação do IDG Now!

20/06/2007 às 15h04

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Sistema de reconhecimento de voz é baseado em pesquisa que buscou variações em todo o Brasil para reconhecer diferentes sotaques

Pedir café verbalmente já é possível com a nova máquina de auto-serviço da Italian Coffee, que incorpora a tecnologia de reconhecimento de fala do Genius Instituto de Tecnologia.

O produto estará exposto na Fispal Food Service 2007, que acontece de 25 a 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

A máquina de bebidas capta o pedido do cliente através de um microfone embutido. “São mesmos comandos feitos através de botões”, explica o analista de negócios do Genius, Alessandro Dala.

A tecnologia na qual o produto se baseia é a ASR-Automatic Speech Recognition, sistema totalmente nacional. O dispositivo, programado para entender o idioma português, capta quaisquer tons de voz ou sotaque, independente do sexo e idade. A tecnologia foi programada para entender estas variações.

“Nós fizemos um trabalho de pesquisa, que buscou variações de todo o país e as compilou em um banco de dados”, diz Dala.

Caso a máquina não consiga um reconhecimento inicial, ela pede que a pessoa repita a informação. Segundo Dala, embora o dispositivo seja um atrativo de marketing, o objetivo principal do reconhecimento de voz é outro. “A aplicação visa a atender os deficientes visuais”, conta.

O produto ainda está em fase de testes e não tem previsão de lançamento no mercado.

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