Home > Notícias

Governo britânico lança calculadora pessoal de CO2 online

Projeto da calculadora de carbono mede as emissões individuais por um questionário, apresentando dicas para se reduzir o impacto

Por John Blau, para o IDG Now!*

20/06/2007 às 16h14

Foto:

Projeto da calculadora de carbono mede as emissões individuais por um questionário, apresentando dicas para se reduzir o impacto

O governo britânico lançou um serviço online que permite serem calculadas as emissões de carbono dos cidadãos.

Chamado de “Carbon Calculator” (calculadora de carbono), o projeto dá alternativas para que sejam reduzidas as emissões em casa e na estrada.

O sistema funciona por meio de perguntas sobre o uso de energia, segundo o Defra (Department for Environment, Food and Rural Affairs).

A calculadora fornece algumas informações básicas, como o tipo de moradia, como ela é aquecida, os tipos de gadgets e como são utilizados, quantos carros ou motocicletas possuem e quantos vôos são realizados por ano.

Não é necessário fornecer as informações de gastos (contas de consumo), contudo, se forem informadas a calculadora pode apresentar resultados mais precisos.

O projeto oferece ainda, possíveis soluções para a redução do desperdício de energia.  Em um vídeo, o Ministro do Meio Ambiente, David Miliband, afirma que ações individuais relacionadas a aquecimento, energia e transporte correspondem a 50% das emissões de gases do efeito estufa. “Muitas pessoas querem contribuir, mas não sabem como”, afirma o ministro.

No Brasil, o projeto Florestas do Futuro da Fundação SOS Mata Atlântica, oferece uma calculadora de emissão de carbono, mais adaptada à realidade brasileira de emissões.

*John Blau é editor do IDG News Service, em Dusseldorf.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail