Home > Notícias

Telefones com câmera vão ultrapassar 1 bilhão de unidades em 2007

Vendas cresceram de 3 milhões de telefones com câmera em 2001 para 500 milhões no ano passado, diz Strategy Analytics

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

22/06/2007 às 10h32

Foto:

Vendas cresceram de 3 milhões de telefones com câmera em 2001 para 500 milhões no ano passado, diz Strategy Analytics

O número de telefones celulares que trazem câmera fotográfica embutida em uso vai passar de 1 bilhão neste ano, segundo dados da Strategy Analytics.

As vendas cresceram de 3 milhões de telefones com câmera em 2001 para 500 milhões no ano passado, diz o estudo. O crescimento tende agora a se estabilizar, no entanto, apontou o analista Neil Mawton.

Ainda haverá, contudo, o mercado de reposição, com os usuários trocando seus telefones com câmera por modelos melhores e os fabricantes tentando atraí-los com recursos mais avançados com os que estavam disponíveis há alguns anos, disse Mawton.

Entre os recursos oferecidos estarão melhor capacidade de zoom, foco automático, melhor flash e maior velocidade de captura. “De certa forma, eles estão copiando o mercado de câmeras digitais convencionais”, aponta o analista.

As mudanças também vão se estender ao interior dos aparelhos. A industria utiliza tipicamente sensores CCD (charged coupling device) para fotos digitais, mas a tecnologia está perdendo terreno para outra mais barata, chamada CMOS (complementary metal oxide semiconductor).

Além de mais caros, os sensores CCD são menos duráveis, mas provêem melhor qualidade de imagem. Mas o CMOS é mais barato, mais durável e está se tornando mais confiável, observou o analista. Mais fabricantes produzem CMOS que CCD atualmente.

Mas nem todos os telefones terão câmera. Ainda haverá demanda por aparelhos com preço entre 30 e 40 dólares, disse Mawton, e nesta faixa de preço vão levar uns bons anos para a câmera chegar.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail