Home > Notícias

Samsung inicia produção de discos de 1,8 polegada com memória flash

Novo dispositivo tem capacidade de 64 GB e será vendido para que fabricantes produzam tocadores portáteis e PCs ultraportáteis

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

25/06/2007 às 13h58

Foto:

Novo dispositivo tem capacidade de 64 GB e será vendido para que fabricantes produzam tocadores portáteis e PCs ultraportáteis

m2A Samsung Electronics começou a produzir um disco de armazenamento de estado sólido para computação móvel, conhecidos pela sigla SSD.

O drive é o mais recente na crescente linha de produtos da Samsung e competidores que usam chips de memória flash ao invés da tecnologia de gravação magnética.

Comparado aos discos rígidos atuais, o SSDs são mais leves, usam menos energia e podem ler e gravar dados mais rapidamente.

Eles também são mais caros, mas a diferença de preços com as HDs tradicionais vem caindo com o barateamento dos chips flash, o que faz com que alguns SSDs apareçam em alguns laptops.

O novo drive da Samsung tem capacidade de 64 GB e tem a mesma 1,8 polegada dos discos rígidos convencionais.

O aparelho foi desenvolvido para ser usado em notebooks superportáteis, PC ultramóveis e aparelhos como tocadores de mídia portáteis.

A Samsung afirmou que está vendo aumento na demanda de tais produtos, particularmente de companhias que fabricam PCs ultraportáteis.

Durante a feira Computex em Taipé no começo do mês, duas grandes fabricantes de PC - a First International Computer e a Asustek Computer - mostraram protótipos de ultraportáteis, enquanto diversas outras empresas já tinham colocado tais máquinas nas prateleiras.

É estimado que o mercado para SSDs aumentará 270% até 2010 para se tornar o maior segmento no mercado de memória flash NAND.

O preço do drive, que será vendido para fabricantes de PC apenas, não foi revelado.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail