Home > Notícias

Symantec Labs planeja resposta ao sistema SiteAdvisor, da rival McAfee

Empresa revela tecnologia baseada em reputação para indicar sites e arquivos maliciosos que pode ser integrada à linha Norton

Por Robert McMillan, para o IDG Now!*

25/06/2007 às 13h58

Foto:

Empresa revela tecnologia baseada em reputação para indicar sites e arquivos maliciosos que pode ser integrada à linha Norton

Pesquisadores da Symantec estão trabalhando em projetos para dar a usuários Norton uma melhor idéia se os sites visitados ou arquivos baixados são confiáveis.

"Estamos buscando sistemas baseados em reputação, tanto para sites como para arquivos", afirmou Stephen Trilling, vice-presidente do Symantec Research Labs.

Os projetos estiveram sob desenvolvimento desde o final do ano passado, afirmou ele.

Mesmo que a área de segurança baseada em reputação seja relativamente nova, já existem muitas companhias que usam a tecnologia por considerá-la promissora para frear ataques desconhecidos.

O SiteAdvisor, da McAfee, por exemplo, rastreia a internet e roda testes em sites para ver se há a hospedagem de malwares ou o envio de spams para usuários.

O Google recentemente ofereceu acesso à sua lista de sites maliciosos, gerada pelo gigante de buscas ao buscar a internet de maneira similar.

Os registros baseados em bancos de dados podem ser derivados de dadas geradas por usuários da Symantec, afirmou Trilling. "O desafio é que você não pode perguntar às pessoas quais são suas experiências", conta.

"Você precisa de uma maneira automatizada para receber informações de reputação de padrões de download de usuários".

O Symantec Labs criou outra tecnologia de segurança chamada Canary que impede que sites baixem códigos maliciosos ao PC da vítima.

O Canary deverá integrar a próxima atualização da linha Norton para clientes domésticos, que chegará às lojas no final do mês, mas será separado dos seus sistemas online de rastreamento de arquivos, disse o executivo.

A companhia ainda não tomou nenhuma decisão sobre a integração dos projetos baseados em reputação aos produtos da Symantec.

*Robert McMillan é editor do IDG News Service, em São Francisco

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail