Home > Notícias

Inovadores 2007: virtualização para crescer

Vencedora na categoria entre 51 e 150 funcionários, a Adere conseguiu reduzir custos de manutenção em 90%

Por Genilson Cezar, para PC WORLD

26/06/2007 às 14h00

Foto:

Vencedora na categoria entre 51 e 150 funcionários, a Adere conseguiu reduzir custos de manutenção em 90%

inovadores2 100 120Empresa em crescimento e com um parque de computadores com mais de cinco anos de uso (que gerava gastos desnecessários em manutenção), a Adere, fabricante de fitas e papéis auto-adesivos, instalada em Sumaré, São Paulo, decidiu implementar um modelo tecnológico de virtualização Citrix, utilizando equipamentos thin client com sistemas Linux e Windows.

Com 140 funcionários e localizada em um terreno de 174 mil metros quadrados, próximo às vias de acesso de Campinas, a empresa gera 15 linhas de produtos para os segmentos de manufatura, construção e papelaria.

Para acelerar seu ritmo de produção e atender adequadamente seus clientes, era preciso mudar sua infra-estrutura tecnológica. Não faltavam motivos: gastos com horas técnicas para colocar seus equipamentos em dia para os usuários, tempo reduzido para pesquisas e desenvolvimento de novas soluções de informática, alto consumo de energia elétrica no escritório devido aos computadores desatualizados e gastos demasiados com equipamentos e licenças de software. 

“Nossa idéia era centralizar a instalação de aplicativos em um servidor e torná-los disponíveis em equipamentos de acesso remoto, para todos os usuários”, conta Alexandra Regina Cavalleiros, coordenadora de TI da Adere.

Mesmo na hora da migração, havia desafios: a companhia corria o risco de adquirir aplicativos incompatíveis com o Windows 2003, o sistema então utilizado, temia-se contratar empresas de suporte sem experiência e até danificar toda a configuração do servidor.

Havia ainda a preocupação quanto ao fato de baixar o custo do uso dos equipamentos com alto processamento das informações, buscar a centralização dos dados e reduzir o tempo de indisponibilidade dos recursos tecnológicos.

Foram investidos cerca de 40 mil reais na implementação do novo modelo tecnológico de virtualização Citrix, utilizando equipamentos thin client, da marca Tecnoworld, modelo Win Box for Linux, e da marca Init, modelo TR 2220, com sistema operacional Windows CE, para 15 usuários. Em 60 dias, estava tudo pronto.

“Conseguimos implantar uma solução desafiadora, com baixo custo de investimento, que proporciona alta produtividade, fator importante para atender o mercado”, comenta Alexandra.

O projeto teve impacto importante no negócio da empresa, com melhoria quanto à produtividade e facilidade na gestão das metas e objetivos.

A iniciativa gerou redução de 90% nos custos de manutenção do parque tecnológico e otimização de 15% no tempo gasto para ligar computadores e entrar em aplicativos usados no telemarketing, por exemplo.

“Hoje, somos uma empresa mais ágil com relação ao mercado – em termos de atendimento ao cliente, rapidez na produção e emissão de relatórios internos”, afirma Alexandra.

Os projetos que mereceram destaque no Prêmio Inovadores 2007 - categoria de 51 a 150 funcionários, recebendo Menção Honrosa, foram:

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail