Home > Notícias

PMEs: 67,5% não estão preparadas para o Simples Nacional

Apenas 715 mil das 2,2 milhões de micro e pequenas empresas cadastradas no Simples Federal estão com suas contas em dia em relação a seus municípios

Por Redação da PC WORLD

26/06/2007 às 13h31

Foto:

Apenas 715 mil das 2,2 milhões de micro e pequenas empresas cadastradas no Simples Federal estão com suas contas em dia em relação a seus municípios

De 2,2 milhões de micro e pequenas empresas cadastradas no Simples Federal, apenas 715 mil estão com suas contas em dia em relação a seus municípios, segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), apresentados pelo presidente da entidade Paulo Ziulkoski na segunda-feira (25/06).

Isso significa que 67,5% das companhias não têm condições de migrar automaticamente do Simples Federal para o Simples Nacional (ou Super Simples), já que, para isso, suas contas não devem apresentar irregularidades com municípios, estados ou União.

Segundo Ziulkoski, tais empresas terão de procurar seus municípios para regularizar suas situações, ou aqueles que pagam hoje 2% de ISS, por exemplo, poderão pagar 5%.

Os municípios enviaram também parte da análise sobre empresas não incluídas no Simples Federal. De três milhões de empresas, apenas 335 mil estariam autorizadas a se cadastrar no Super Simples.

A Receita Federal tem registrados 13,2 milhões de CNPJs, dos quais 4,5 milhões - 33,8% - estão no Simples Federal.

O balanço da CNM foi elaborado a partir da informação dos CNPJs analisados pelos técnicos de 1.575 prefeituras, por meio de um sistema desenvolvido pela própria CNM. Ainda faltaram informações de 816 municípios que se habilitaram junto a CNM a analisar as informações de suas empresas, mas não cumpriram o prazo, que acabou sexta-feira passada, 22/06.

O sistema de arrecadação Simples Nacional, voltado para micro e pequenas empresas que tenham receita bruta global de até 2,4 milhões de reais, unificará oito tributos municiais, estaduais e federais e o prazo para o cadastro é de 1º a 31 de julho.

Para mais informações sobre o Simples Nacional e a lei geral de Micro e Pequenas Empresas, acesse o site www.leigeral.com.br.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail