Home > Notícias

Computador é mais desejado do que TV paga e celular entre paulistanos

Se tivessem 100 reais a mais no orçamento, 33% dos participantes comprariam computador, diz pesquisa da TNS InterScience

Por Redação do IDG Now!

26/06/2007 às 10h35

Foto:

Se tivessem 100 reais a mais no orçamento, 33% dos participantes comprariam computador, diz pesquisa da TNS InterScience

Metade (48%) dos usuários paulistanos considera o computador o produto mais importante da cesta de telecomunicações, à frente da TV aberta (15%), do acesso à internet banda larga (11%), rádio (9%), telefone fixo (8%), TV paga (5%) e celular (4%).

É o que revela uma pesquisa feita no mês de junho pela TNS InterScience, na cidade de São Paulo, junto a 400 famílias das classes A, B, C e D.

Segundo a pesquisa, se tivessem 100 reais a mais no orçamento, 33% dos participantes comprariam computador; 12% um celular ou TV paga; 8% telefone fixo e 7% serviço de banda larga.

Se tivessem que cortar 100 reais da conta, 27% optariam por abolir o celular; 12% a tevê paga; 16% o telefone fixo e 5% a banda larga.

Entre 56% dos entrevistados, a principal razão para o corte do celular seria o valor elevado da conta - 14% responderam que usariam mais o telefone fixo e cortariam o móvel.

Em relação à TV por assinatura, 38% consideraram o serviço supérfluo e desnecessário, enquanto 30% cogitam a possibilidade de substituir a TV paga pela aberta. Já no quesito banda larga, 21% afirmaram que trocariam pela internet discada, por conta do preço, e 19% cogitam acessar a rede em cibercafés e lan houses.

Já a principal justificativa para um possível corte do telefone fixo é o preço, com 70%. Entre os entrevistados, 23% eliminariam o serviço, mantendo apenas o celular. Se tivessem que optar entre telefone fixo e celular, 74% ficariam com o fixo e 26% com o celular.

Se a escolha for entre TV por assinatura e computador, 79% elegeriam o PC e 21% a TV paga. Acesso à internet também bate a TV por assinatura na preferência dos usuários, com 71% dos votos.

Segundo o estudo, a prioridade do usuário ao comprar serviços de telecomunicações é educação/cultura (com 54%), seguida por informação (27%), comunicação (15%) e, em último lugar, entretenimento (4%).

Entre os entrevistados, o computador é associado principalmente a informação (46%) e comunicação (24%), enquanto a TV é vista tanto como meio de entretenimento (36%) quanto informação (36%).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail