Home > Notícias

HP mostra inovações em impressoras jato de tinta

por René Ribeiro

28/06/2007 às 12h04

Foto:

Empresa lança modelos multifuncionais voltadas para pequenas e médias empresas, com conexão a rede e cartuchos que imprimem além de duas mil cópias

hp_7680Quando se fala em impressora para o mundo corportativo, já se pensa em um modelo a laser, pelo motivo da velocidade e alto ciclo de trabalho mensal. A HP apresentou três modelos de jato de tinta que prometem mudar esse conceito.

Os modelos são a Officejet Pro L7680 (foto), Officejet Pro L7780 e Officejet Pro K5400 e são conectadas via USB e também via rede ethernet.

Todas imprimem na velocidade de 35 ppm (páginas por minuto) em preto e 34 ppm em cores, no modo rascunho. Os modelos L7680 e L7780 têm painel de cristal líquido de 2,4 polegadas colorido, scanner para tamanho ofício, imprimem frente e verso automático, capacidade para escanear imagens e enviá-las para pastas criadas na rede (uma nova característica da HP chamada Direct Digital Filing) e também escanear uma imagem e gravá-la diretamente em um pendrive que pode ser conectado na porta USB disponível na parte frontal da impressora.

Além do software de OCR para interpretar textos, também têm função de fax. Além disso, podem ser monitoradas via endereço IP pelo software da impressora, onde o administrador de redes pode verificar as características e saber até quantas páginas cada cartucho ainda pode imprimir. As bandejas têm capacidade para 250 folhas. A diferença da L7780 é  uma bandeja extra para mais 350 folhas e aceita conexão de rede via wireless. Já a K5400 é um modelo mais em conta e possui versão com e sem interface de rede.

Cartuchos – As impressoras apresentam quatro cartuchos, três para cores e um para  preto. Segundo Carlos Rabello, gerente de produtos da HP, os cartuchos têm capacidade para a impressão de 2 mil folhas cada um. Outra diferencial é que os cartuchos de tinta são separados da cabeça de impressão. Outros fabricantes já adotavam essa técnica, entretanto, quando a cabeça de impressão falhava, era necessário levar à assitência técnica. Nesses modelos o próprio usuário substitui a cabeça de impressão. Importante dizer que a cabeça de impressão apenas é substituída depois de muito tempo de uso da impressora.

O cliclo mensal que essas impressoras suportam é de 7500 páginas. Nada mau para uma impressora jato de tinta.

Os preços também são atraentes se comparados com impressoras de tecnologia laser. A Officejet L7680 custa 1999 reais e a L7780 está por 2199 reais. A Officejet K5400 custa 799 reais na versão básica e 1099 reais na versão com rede e impressão frente e verso automática. Essas versões de jato de tinta prometem concorrer com as lasers e, em breve, testaremos um modelo para passar mais detalhes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail