Home > Notícias

AMD se prepara para o lançamento do chip quad-core Barcelona

Vice-presidente de negócios da AMD revela as estratégias para o lançamento do primeiro chip de quatro núcleos da empresa

Por Sumner Lemon, para o IDG Now!*

28/06/2007 às 14h09

Foto:

Vice-presidente de negócios da AMD revela as estratégias para o lançamento do primeiro chip de quatro núcleos da empresa

A Advanced Micro Devices Inc. (AMD) se prepara para lançar o Barcelona, seu primeiro chip de quatro núcleos.

O lançamento do Barcelona, previsto para o terceiro bimestre, é crítico para a AMD, que teve sua fatia do mercado de servidores abatida pela Intel. Essas perdas na fatia do mercado vem com um alto preço, arrastando as finanças da AMD para o vermelho. Em abril, a empresa anunciou uma perda de 611 milhões de dólares, atribuída a competição e guerra de preços com a Intel.

Kevin Knox, vice-presidente da AMD para assuntos comerciais, sentou-se recentemente com o IDG News Service para discutir o lançamento do Barcelona. O que se segue é um trecho editado desta conversa.

Em que parte do processo está o Barcelona?
Kevin Knox: Ainda estamos nos preparando para um lançamento no meio do ano. Estamos muito animados com o produto, particularmente em relação a algumas vantagens que iremos disponibilizar. Nós achamos que o Barcelona terá um maior impacto do que originalmente esperávamos.

O Barcelona irá reverter as perdas recentes da fatia do mercado de servidores?
Eu determinadamente acredito que sim. E muito disso tem a ver com o fato de não ser somente um upgrade em velocidade. O Barcelona não é apenas um chip de quatro núcleos, realizamos mudanças significativas na arquitetura do chip. É muito mais do que pegar dois chips dual-core e dizer que é um quad-core.

Como você vê as comparações entre o Barcelona e os chips quad-core da Intel?
Se você olhar para os dois produtos, verá que são muito diferentes. Quando passamos de sistemas single-core, para dual-core não foi uma grande coisa para nós. Havíamos desenvolvido o Opteron para operar sistemas multi-core e dual-core. A razão para o processo de dual-core para quad-core demorar um pouco mais, foi pelo fato de termos realizado melhorias no centro e fazendo virtualização.

Quanto trabalho foi realizado para semear o mercado para o Barcelona? A AMD enviou amostras para os maiores clientes para eles testarem suas aplicações?
Sim, começamos a enviar algumas amostras a clientes. Nós teremos um programa de amostras como nunca antes visto no mercado de servidores.
Quando uma nova tecnologia é lançada, você tem que deixar os caras em Wall Street darem uma olhada.

O que significa o lançamento do Barcelona?  Quando ele acontecer, os chips estarão disponíveis em larga escala?
Nosso plano não é ter um lançamento no papel. Queremos fazer um lançamento com o produto.

Com um grande número de servidores Barcelona disponíveis para compra?
Sim. Nossa proposta é disponibilizar o Barcelona, entrando no mercado o mais rápido possível.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service em Singapura

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail