Home > Notícias

Robô reconhece gestos com software desenvolvido por formandos da FEI

Sistema de reconhecimento de gestos permite que o robô norte-americano Peoplebot se desloque na direção apontada pelo usuário

Por Redação do IDG Now!

28/06/2007 às 11h06

Foto:

Sistema de reconhecimento de gestos permite que o robô norte-americano Peoplebot se desloque na direção apontada pelo usuário

Graças a um novo sistema de reconhecimento de gestos, criado por recém-formados do curso de Ciência da Computação da FEI, o robô norte-americano Peoplebot, usado em pesquisas na área de inteligência artificial, pode se movimentar em uma direção apontada pelo usuário.

O sistema captura as imagens dos gestos do usuário com uma luva especial, processa as informações, reconhece a direção que o robô deve seguir e transmite os comandos via conexão sem fio, ao Peopplebot.

Este e mais cinco trabalhos de recém-formandos serão apresentados nesta quinta-feira (28/06), às 19h30, na X Expocom - Exposição dos Projetos de Formatura do Curso de Ciência da Computação.

Entre outros projetos estão um software desenvolvido em linguagem Java, capaz de detectar o desvio de foco do olho humano. O sistema identifica os olhos do usuário por uma webcam e revela os níveis de distração usando técnicas de visão computacional.

Outro trabalho compreende uma ferramenta de auxílio às escolas no processo de alfabetização. O software oferece exercícios com a pronúncia de letras, sílabas e palavras, sempre relacionadas a figuras animadas de objetos conhecidos, para que as crianças assimilem com facilidade a pronúncia e a escrita do novo vocabulário.

A Expocom será realizada no auditório Valentim dos Santos Diniz do prédio J, no campus SBC (Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção, São Bernardo do Campo - SP).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail