Home > Notícias

Antes que iPhone chegue ao mercado, Asustek lança aparelho similar

Asustek lançou na quarta-feira (26/06) um smartphone com tela sensível ao toque e possui o teclado que iPhone não incorporou

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

28/06/2007 às 16h27

Foto:

Asustek lançou na quarta-feira (26/06) um smartphone com tela sensível ao toque e possui o teclado que iPhone não incorporou

A fabricante de eletrônicos taiwanense Asustek Computers lançou em Taiwan um smarphone com o sistema operacional Windows Mobile 6 e tela sensível ao toque, como o iPhone, na quarta-feira (27/06), a dois dias do lançamento do esperado produto da Apple.

O desenvolvimento do smartphone, chamado ASUS P526, começou há um ano, e a Asustek seguiu seu próprio ritmo, declarou um porta-voz da empresa, Sannie Lee. A empresa afirmou que não tinha intenção de que o aparelho fosse um rival do iPhone e que não considerava lançá-lo justamente nesta época.

As funções ativadas pela tela sensível ao toque e outras partes do ASUS P526 foram planejadas muito antes do iPhone ser anunciado.

“O anúncio do iPhone chamou nossa atenção, mas eu não diria que teve algum impacto no desenvolvimento de nosso aparelho”, declarou o gerente do departamento de comunicação da Asustek, Andy Wu.

O ASUS P526 tem câmera de 2megapixels, software de navegação TomTom para o seu receptor GPS, o software Skype e uma aplicação que permite que o smartphone armazene cartões de visita através de fotos.

A bateria dura quatro horas em conversação e possui energia em stand by de 150 horas. A tela LCD é de 2,6 polegadas e, diferente do iPhone, o dispositivo possui teclado. Ele ainda vem com memória flash de 128 MB e possui um entrada de cartão Micro SD.

O P526 irá operar em redes GSM nas bandas de 850, 900 e 1800 MHZ. Ele funciona com as conexões de dados GPRS (Pacote Geral de Serviço de Rádio) e EDGE (Aumento da Taxa de Dados para a Evolução do GSM), mas não opera em redes 3G (terceira geração).

O dispositivo, que já foi lançado em Taiwan, chegará a Hong Kong até o fim desta semana e, ainda este ano, a Asustek espera comercializar o P526 na Europa e em outros locais. O valor é de 574 dólares.

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service em Taipei

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail