Home > Notícias

Visto fornecerá serviço de e-mail Exchange para o iPhone este ano

Serviço atinge usuários corporativos, que usarão o Microsoft Exchange e o Lotus para enviar e receber mensagens no iPhone

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

29/06/2007 às 14h43

Foto:

Serviço atinge usuários corporativos, que usarão o Microsoft Exchange e o Lotus para enviar e receber mensagens no iPhone

O provedor de e-mail Visto Corp. declarou na quinta-feira (28/06) que fornecerá serviços de e-mail Exchange ao iPhone ainda este ano. Os usuários domésticos e corporativos do Microsoft Exchange e do Lotus Domino poderão enviar e receber mensagens no iPhone.

Os usuários deverão baixar a aplicação em seus PCs. Assim que as mensagens chegarem, a aplicação as transfere para a o centro de operações da Visto e então para o iPhone. Os usuários recebem automaticamente um e-mail no software padrão que vem no iPhone, explicou o vice-presidente e chefe de arquitetura da Visto, Haniff Somani.

O computador deve continuar ligado para que as mensagens cheguem no iPhone. Para configurar o serviço, a pessoa digitará o endereço do servidor da Visto na aplicação IMAP (Protocolo de Acesso a Mensagens da Internet).

Uma empresa também poderia comprar um software de servidor que pudesse enviar o
e-mail a todos os usuários do iPhone em uma empresa através de um processo que funciona de forma similar à aplicação no PC.

Para receber Exchange e-mails diretamente no iPhone, os administradores de TI teriam que romper seu firewall para permitir que dados do IMAP possam percorrer livremente. Isto é perigoso, uma vez que a porta é aberta a atividades potencialmente maliciosas. Além disso, os serviços do IMAP possuem baixo desempenho.

Contudo, as empresas devem ter cuidado com o serviço da Visto, segundo Ken Dulaney, analista da Gartner, uma vez que a empresa está associada a serviços móveis baseados em operadoras e nem sempre os executivos confiam em operadoras de telefonia móvel para fornecer tais serviços.

Neste caso, a Visto está hospedando as redes de comunicação, mas deve trabalhar junto a AT&T, que declarou que habilitará o IMAP em sua rede para o serviço.

Como o iPhone lida com e-mail Exchange?
Apesar do iPhone parecer o maior avanço do século 21, ele possui um defeito: lida de forma arcaica com serviços de e-mail do Exchange - ao menos por enquanto.

Enquanto o aparelho se dá muito bem com os populares Gmail e Yahoo! Mail, até então não se mostrou hábil para lidar com e-mails corporativos.

Sem o ActiveSync ou equivalente, os usuários do iPhone precisarão acessar o browser Safari e então entrar na página de acesso online do Outlook. Eles também podem utilizar o Mac Mail ou o Entourage da Microsoft para se conectarem aos servidores de e-mail Exchange ou Notes/Domino utilizando os populares protocolos POP3 e IMAP, o que não seria seguro nem eficiente.

"Para um gerente corporativo de TI, este serviço não é só interessante, mas necessário", declarou o CEO do provedor de e-mail Exchange GroupSpark, Ravi Agarwal.

As melhores tecnologias conhecidas são ActiveSync, da Microsoft, o Mobile Messaging, da Good Technology e o BlackBerry Connect, da RIM.

Enquanto a Apple não incorporar o serviço de e-mail Exchange prometido - no caso, o serviço da Visto -, Dulaney não recomenda que organizações de TI adotem o iPhone.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service em Seattle. Com informações de Matt Hamblen and Eric Lai, editores do Computerworld

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail