Home > Notícias

Free Software Foundation lança terceira versão da licença GNU GPL

Um dos modelos mais populares de licenciamento de software livre ganha atualização. Versão anterior data de 1991

Por Redação do IDG Now!*

29/06/2007 às 16h04

Foto:

Um dos modelos mais populares de licenciamento de software livre ganha atualização. Versão anterior data de 1991

Depois de anos de debate e mais de 18 meses de revisão e comentários inflamados, a Free Software Foundation (FSF) lançou nesta sexta-feira (29/06) a terceira versão da licença GNU General Public License (GNU GPL), um dos modelos mais populares de licenciamento de software livre.

A questão agora é como será receptividade à GPLv3 entre os membros da comunidade open source e se eles vão migrar seus produtos da versão anterior, a GPLv2, lançada em 1991, para a nova edição.

Entre as principais novidades da versão 3 está a compatibilidade com a versão 2.0 da licença Apache Software License, o que facilita o empacotamento de aplicações com o servidor.

Além disso, a licença prevê que softwares licenciados pela GPLv3 não podem ser usados em dispositivos que limitem a liberdade de escolha do usuário. Na prática, o objetivo é garantir que o usuário sempre possa ter acesso ao código para alterá-lo, fazendo adaptações e melhorias.

Um dos pontos polêmicos da GPLv3 é a inclusão de texto para acomodar o controverso acordo de licenças cruzadas da Microsoft com a Novell, pelo qual a empresa que distribui o SUSE Linux concordou em pagar porcentuais de receitas à empresa de Bill Gates para proteger seus clientes de potencias processos por patentes ligadas ao Linux.

O texto da GPLv3 diz que empresas que “façam acordos de patente discriminatórios [...] não podem licenciar softwares sob a GPLv3”. O documento também afirma, contudo, que “a Novell não está proibida de distribuir seu software porque o acordo de proteção de patente que fez com a Microsoft em novembro pode ser usado contra a Microsoft em benefício da comunidade”.

Para incentivar a migração, a GNU lança nesta sexta-feira mais de 15 programas sob a nova licença. Apesar do lançamento da nova edição, os desenvolvedores têm a liberdade de continuar a usar a GPLv2 por quanto tempo quiserem.

O texto da GPLv3 já está disponível no site da Free Software Foundation.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail