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Incubada lança três antenas GPS para concorrer com mercado externo

A Wavekey Wireless Solutions, integrante da incubadora tecnológica de Santo André Inova, lançou antenas destinadas a sistemas de navegação de veículos e embarcações marítimas e para rede Iridium que custam 20% menos que as importadas

Por Camila Rodrigues, da PC WORLD

03/07/2007 às 18h15

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A Wavekey Wireless Solutions, integrante da incubadora tecnológica de Santo André Inova, lançou antenas destinadas a sistemas de navegação de veículos e embarcações marítimas e para rede Iridium que custam 20% menos que as importadas

Com menos de dois anos de existência, a incubada Wavekey Wireless Solutions lançou esta semana três modelos de antenas compatíveis com sistema de posicionamento global (GPS), voltadas para navegação de veículos e embarcações marítimas, e para rede Iridium.

A empresa, formada pelo engenheiro elétrico Jefferson de Sousa e sua sócia Irina Freire, lançou em agosto do ano passado a primeira antena GPS de fabricação 100% nacional, a BR 5001.

Um ano depois, lançam a BR 5002, uma antena externa que se encaixa em navegadores de veículos. Inicialmente, elas serão vendidas diretamente para pessoas físicas. “Mas a intenção é procurar um distribuidor de grande porte. Por isso, estamos em contato com a Elgin e a Delphi para que eles comercializem as antenas com a marca deles.”, explica Sousa.

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Ele conta que a divulgação está sendo feita por meio de links patrocinados no Google e que elas são comercializadas em lojas online como Submarino e Americanas.com.

A BR 5003, por sua vez, é uma antena com resistência a maresias, desenvolvida especialmente para o ramo náutico sob encomenda da Ariasat, empresa de rastreamento do ramo náutico. Ele pode ser utilizado com os conectores MMCX, MCX e Fakrae, segundo o proprietário da companhia, o custo é 20% inferior ao do equipamento importado da Europa ou de Taiwan, por exemplo, onde estão os principais concorrentes, como Leadtek, Royaltek e Tyco.

O último produto é a BR 4001, que é uma criação voltada para redes de satélites Iridium, por meio da qual é possível oferecer serviços de voz e dados para qualquer local do mundo, inclusive oceanos e regiões polares. A Wavekey tem um cliente, a Omnilink, que usa esta rede para fazer monitoramento de veículos, a Omnilink.

Segundo Souza, a Wavekey investiu 100 mil reais no desenvolvimento das três antenas, processo que levou cerca de três meses. Para isso, recebeu apoio consultivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), da Prefeitura de Santo André e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

A expectativa é de vender cerca de 10 mil antenas em 2007. No ano passado, foram comercializadas 4 mil unidades da BR 5001.

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