Home > Notícias

Sony quer patentear airbag líquido para eletrônicos portáteis

Tecnologia de absorção de impacto para proteção de discos rídigos deve ser usada em portáteis como câmeras e mp3 players

Por Bryan Betts para o IDG Now!*

03/07/2007 às 10h19

Foto:

Tecnologia de absorção de impacto para proteção de discos rídigos deve ser usada em portáteis como câmeras e mp3 players

A Sony entrou com um pedido de registro patente, nos Estados Unidos, para um airbag líquido voltado a eletroeletrônicos, especialmente a discos rígidos.

A idéia é que o componente seja envolto em uma espécie de "colchão líquido" que amorteça o impacto se o equipamento sofrer uma queda.

A tecnologia deve ser usada em portáteis como câmeras e tocadores de músicas digitais, com possibilidade de aplicação no mercado corporativo, em smartphones e laptops.

Os engenheiros da Sony explicam que, embora o uso de líquidos para absorver impactos já tenha sido estudado, nas versões anteriores os componentes eletrônicos flutuavam entre duas camadas de fluidos insolúveis, ou em uma susbtância viscosa como um gel. Eles argumentam que tais sistemas dificultam a configuração e não oferecem capacidade de amortecimento suficiente para evitar danos provocados por choques mais intensos.

O novo sistema da Sony propõe que uma fina película preenchida com líquido também contenha "unidades indutoras" para manter o eletrônico centralizado, além de um sistema que adapta a resistência do fluxo de líquido à força do impacto. O líquido aplicado poderia ser água ou óleo de silicone, afirmam os especialistas da Sony.

*Bryan Betts é editor da Techworld.com, em Londres

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail