Home > Notícias

Mozilla lança Alpha 6 do Firefox 3.0 e promete beta para este mês

Esta deve ser a última versão antes do início dos testes em larga escala com o principal concorrente de Internet Explorer 7

Por Gregg Keizer para o IDG Now!*

04/07/2007 às 11h08

Foto:

Esta deve ser a última versão antes do início dos testes em larga escala com o principal concorrente de Internet Explorer 7

A Mozilla Corp. anunciou a última versão alpha do novo Firefox 3.0 antes de iniciar a distribuição do browser para beta teste.

O Alpha 6 do Firefox 3.0, apelidado de Gran Paradiso, inclui um upgrade para o engine SQLite, banco de dados que serve como suporte para o armazenamento do Places, um novo administrador de bookmarks e histórico do navegador de código aberto.

.: Clique aqui para baixar o Firefox 3 Alpha 6.0

Outras atualizações do Alpha 6 incluem melhorias na performance dos cookies, suporte a preferências específicas de determinados sites como tamanho de texto, além de avanços nas ferramentas de add-on e downloads.

Como de costume, a Mozilla não recomenda o uso da versão alpha para todos os internautas. "O Gran Paradiso Alpha 6 é voltado a desenvolvedores web e à comunidade de testes da Mozilla, somente. Recomendamos fortemente  que os usuários regulares continuem a usar a versão mais estável do Firefox 2, por agora", afirma o site mozillaZine.

A Mozilla planeja lançar a primeira versão beta pública do Firefox 3.0 em 31 de julho. Segundo o cronograma de atualizações, o Beta 2 será lançado em setembro, e a versão final está programada para alguma data no final deste ano.

Segundo a Mozilla, a oferta de atualização o Firefox 1.5 para a versão 2.0 gerou mais de 3 milhões de downloads deste a última quinta-feira (28/06). Os usuários têm a opção de atualizar seus browsers para a versão 2.0, adiar o upgrade ou rejeitá-lo permanentemente.

A Mozilla está buscando incentivar a migração de toda a base de usuários para a versão atual (2.0) já que o suporte ao Firefox 1.5 foi encerrado em maio. O mesmo destino está reservado à versão 2.0, seis meses após o lançamento da versão final do Firefox 3.0.

.: Clique aqui para baixar o Firefox 3 Alpha 6.0

*Gregg Keizer é editor do Computerworld, em Framingham

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail