Home > Notícias

150 maneiras para dominar o PC

Computadores, impressoras, softwares, internet, celulares... Todos tornam nossa vida mais fácil. Até o momento em que resolvem entrar em pane

Por Redação PC World EUA

04/07/2007 às 18h08

Foto:

Computadores, impressoras, softwares, internet, celulares... Todos tornam nossa vida mais fácil. Até o momento em que resolvem entrar em pane

capapcwsocorrosUma mensagem de erro aqui, um travamento ali, a rede que cai. E como resolver esses problemas? Para ajudá-lo a enfrentar esses momentos difíceis, PC WORLD reuniu 150 soluções que permitem resolver panes de hardware e software, seja em um PC isolado ou em conexões de rede.

:: Confira aqui sete dessas soluções e corra à banca mais próxima para conhecer outras 143 na edição de julho de PC WORLD, comemorativa aos nossos 15 anos em atividade no Brasil.

PROBLEMA: o computador não inicia

1. Verifique todos os cabos para se certificar de que tudo está conectado da forma correta.

2. Veja se a fonte de energia está ligada. Escute o som da ventoinha do HD girando. Se não escutar nada, a fonte de alimentação provavelmente precisa ser substituída. Para confirmar, tente verificar a voltagem de saída com algum aparelho. Cheque também o disjuntor da casa antes de fazer qualquer grande alteração no PC e tente ligar outro dispositivo nessa saída, para se certifi car de que há energia fluindo.

3. Se sua fonte de alimentação está OK, mas nada aparece na tela, plugue um monitor diferente (pegue algum emprestado) para se assegurar de que o problema não é o display. Se ele também estiver OK, tente substituir o cabo de vídeo. Nada? Se o seu drive estiver girando normalmente, sua placa de vídeo provavelmente está mal e será preciso substituí-la.

4. Se o monitor estiver funcionando, mas você não detecta atividade do HD e não há exibição de imagem (ou aparece alguma imagem mas o PC não sai da inicialização), reinicie o CMOS (memória que armazena informações sobre a configuração do computador que perduram mesmo quando o computador é desligado). Consulte o manual do PC ou o site do fabricante para obter instruções de como “resetar” os jumpers CMOS. Reinicie e veja se o problema foi solucionado.

5. Caso ele ainda não funcione, o problema pode ser a memória RAM. Remova um módulo por vez e reinicie após cada teste.

6. Se nada funcionar, provavelmente sua placamãe está danificada e precisará ser trocada. Os dados ainda estarão intactos e poderão ser recuperados se você instalar seu HD em outro sistema.

7. E se e a rotina de BIOS é executada, mas não completa seus ciclos, o drive pode estar quebrado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail