Home > Notícias

Preços de câmeras digitais caem 8% no varejo brasileiro em um ano

Pesquisa da GfK revela que brasileiro procura por modelos com mais de 5 megapixels, auto foco e estabilizador de imagem

Por Redação do IDG Now!

05/07/2007 às 10h51

Foto:

Pesquisa da GfK revela que brasileiro procura por modelos com mais de 5 megapixels, auto foco e estabilizador de imagem

Os preços de câmeras digitais vendidas no Brasil em março de 2007 sofreram uma queda média de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, revela um estudo da consultoria GfK divulgado nesta quarta-feira (04/07) pela organização da feira PhotoImageBrazil.

A pesquisa realizada com grandes varejistas, lojas especializadas e pequenas lojas, excluindo vendas diretas e pela internet (80% do mercado de varejo) contabiliza 1,4 milhão de câmeras digitais vendidas no País em 2006. No período, a taxa de domicílios que possuem câmeras digitais no Brasil foi de 14,7%.

Mundialmente, no ano passado, as vendas mundiais do segmento de DSC (Digital Still Camera) atingiram 105 milhões de unidades - 14% acima do volume de 2005.

"A tendência de crescimento mundial do mercado está diminuindo, saiu de 52% de 2003 para 2004", afirma o estudo. Entre os grandes vilões do mercado de câmeras digitais, segundo a consultoria estão os celulares com câmeras, que já representam mais da metade dos modelos vendidos na categoria.

A maior alta ns vendas, segundo a GfK, ocorreu entre os modelos com resolução superior a 5 mepapixels (MP). No primeiro trimestre de 2007, estes modelos representaram 75% das vendas no mercado brasileiro, contra 15% no primeiro trimestre de 2006.

Recursos como Auto Foco (considerado em 67% das vendas no início deste ano), estabilizador de imagem - hoje essencial em 15% das vendas - e visores com tamanhos acima de 1,5 polegada estão sendo levados em conta por atuais usuáiros que pretendem trocar o equipamento.

Em janeiro deste ano a consultoria registro a venda de 200 mil cartões de memória entre os varejistas pesquisados. A estimativa de vendas para todo o ano é de 800 mil cartões de memória para câmeras.

A PhotoImageBrazil será realizada de 7 a 10 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail