Home > Notícias

IBM trabalha em pesquisa para desenvolver ‘carro inteligente’

Pesquisa trabalha em sistema que recebe informações da pista e outros veículos, evitando acidentes e orientando o motorista

Por Redação do IDG Now!

06/07/2007 às 16h41

Foto:

Pesquisa trabalha em sistema que recebe informações da pista e outros veículos, evitando acidentes e orientando o motorista

A pesquisa “collaborative driving”, do IBM Haifa Labs em Israel, pretende desenvolver sistemas para ajudar na prevenção de acidentes e redução no trânsito por meio de uma maior comunicação entre os veículos, pista e motoristas.

O sistema que está sendo desenvolvido, por meio de comunicações wireless entre veículos e com a pista, pretende associar e classificar as informações captadas, permitindo que em situações extremas ou de risco o carro reaja freando, desviando levemente de um obstáculo ou reduzindo uma marcha, uma espécie de sistema de reflexos para o veículo.

Um outro ponto interessante é o de receber informações relacionadas ao trânsito, acidentes e rotas alternativas. O carro seria capaz de selecionar quais informações são úteis e disponibilizá-las para o motorista.

Nos Estados Unidos os acidentes com o trânsito custam 230 bilhões de dólares por ano, na Europa o custo é de 160 bilhões de euros por ano, sem mencionar as tragédias e hospitalizações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail