Home > Notícias

Venda mundial de computadores portáteis bate recorde em junho

Mercado aquece após lançamento da plataforma móvel Santa Rosa, da Intel

Por Dan Nystedt, para o Computerworld*

10/07/2007 às 10h04

Foto:

Mercado aquece após lançamento da plataforma móvel Santa Rosa, da Intel

As vendas de laptops pelos dois maiores fabricantes mundiais de produção terceirizada aceleraram em junho, depois de uma trégua em abril e maio, quando o mercado esperou o lançamento dos chips Santa Rosa da Intel, um upgrade de seu popular chip Centrino.

A Quanta Computer, maior fabricante OEM de notebooks, informou ter vendido 2,8 milhões laptops em junho, enquanto em maio havia vendido 2,4 milhões e em abril, 2,2 milhões.

A rival de Taiwan Compal Electronics, por sua vez,vendeu 1,77 milhão de laptops em junho, seu terceiro melhor desempenho mensal em toda a história da companhia e acima dos 1,65 milhão de unidades vendidas em maio. Em abril, foram 1,7 milhão.

As fortes vendas mostram que o mercado de portáteis continuou aquecido depois do lançamento dos novos chips da Intel. Analistas projetavam que os usuários buscariam novos laptops após o lançamento do Santa Rosa, quando poderiam ter acesso ao mais novo hardware com o também novo sistema operacional Windows Vista.

A Intel lançou a quarta geração do chip sem fio Centrino no dia 9 de maio, deixando o nome Santa Rosa em favor da marca já trabalhada em campanhas de marketing, Centrino Duo e Centrino Pro. Os novos chips aumentam a velocidade de acesso à internet e a capacidade de processamento quando comparados às versões anteriores, segundo a companhia.

No lançamento, a Intel informou a expectativa de que 230 novos desktops e laptops seriam fabricados com o novo chip este ano.

Quanta e Compal, que fabricam notebooks para clientes como Hewlett-Packard (HP), Dell e Acer, também revelaram aumento da receita neste mês. O faturamento da Quanta em junho teve um salto de 69% ano a ano, para 1,99 bilhão de dólares, enquanto a Compal obteve uma receita de 1,1 bilhão de dólares, um aumento de 61% sobre o mesmo mês do ano anterior.

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipé.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail