Home > Notícias

Fundação Mozilla atrasa 1º beta do browser Firefox 3

Primeiro Beta do novo browser atrasa dois meses e ameaça seu lançamento ainda em 2007

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!*

10/07/2007 às 13h42

Foto:

Primeiro Beta do novo browser atrasa dois meses e ameaça seu lançamento ainda em 2007

O primeiro beta do Firefox 3.0 foi atrasado em, pelo menos, seis semanas, afirmaram engenheiros da Mozilla neste domingo (08/07), o que fará com que o browser não apareça até o meio de setembro.

Em um anúncio no grupo mozilla.dev.planning, Mike Schroepfer, vice-presidente de engenharia, sugeriu alterações na agenda de lançamento do Firefox 3.0. Entre as mudanças: adiar o primeiro beta, programado inicialmente para o dia 31 de julho.

"Baseado neste critério, não parece que a versão M7 estará pronta para ser um beta"
escreveu Schroepfer.

Em seu post, descrito por ele como uma versão escrita das discussões verbais tidas na semana passada, Schroepfer usou a letra "M" para designar novas versões, que podem ser consideradas alphas ou betas, dependendo de suas estabilidades.

O M6, por exemplo, foi o nome escolhido para o Firefox 3.0 Alpha 6, último preview, divulgado no começo de julho, antes do beta.

"Talos está mostrando um aumento de 18% no registro de memória e testes informais com softwares em desenvolvimento confirmam que as coisas estão piores que o imaginado", afirmou ele, se referindo ao desempenho do projeto de testes, chamado Talos.

Além disto, diversas funções pretendidas para a versão final do Firefox 3.0 ainda precisam ser codificadas, incluindo uma ferramenta contra malwares e melhorias nas interfaces de programação necessárias para suportar aplicações offline.

A agenda revisada já conta com novas datas para a versão Alpha 7, assim como M8 e M9. "Mudaremos de Alphas para Betas assim que acreditarmos que o Firefox está estável o suficiente para navegação diária de milhões de usuários", afirmou.

Prazos além da versão M9, programada para o dia 16 de outubro, ainda são desconhecidas. "Quando o último Beta chegará? Assim que estiver pronto", escreveu Schroepfer.

Nem os comentários de Schroepfer nem o novo cronograma citam uma nova data para o lançamento final do Firefox 3.0, programado originalmente para o final do ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail