Home > Notícias

Estudantes dos EUA transformam Porsche 914 em carro elétrico

Estudantes do MIT transformam um Porsche 914 em um veículo elétrico. Carro pode produzir de 50 a 60 cavalos de potência

Por Redação do IDG Now!

10/07/2007 às 13h46

Foto:

Estudantes do MIT transformam um Porsche 914 em um veículo elétrico. Carro pode produzir de 50 a 60 cavalos de potência

Um Porsche 914 foi convertido em um carro elétrico por estudantes do MIT, nos Estados Unidos. O projeto pretende mostrar a viabilidade da tecnologia de veículos elétricos, ajudando a desenvolver pesquisas e desenvolvimento do sistema.

O carro foi doado pela professora Yang Shao-Horn, de Engenharia Mecânica, que tornou o Porsche comprado no eBay disponível para alunos interessados em convertê-lo. O projeto pretende fornecer informações valiosas para a pesquisa de Shao-Horn em baterias avançadas. Ela e sua equipe no Electrochemical Energy Laboratory, poderão medir as condições reais que as baterias encontram em um veículo operante.

“Trabalhamos em materiais para tornar as baterias mais seguras, durando mais e com mais energia”, afirma Shao-Horn. O projeto dos estudantes decolou a cerca de um ano, quando a Valence Technology Inc. concordou em doar 18 baterias recarregáveis, avaliadas em 2.030 dólares cada.

Enquanto os carros elétricos atuais operam baterias convencionais de ácido, o projeto utiliza baterias recarregáveis de Lítio-Fosfato, que são mais leves, seguras, duram mais e têm um menor tempo de recarga.

O motor do Porsche 914 foi substituído por um elétrico, utilizando as baterias doadas pela Valence. De acordo com as estimativas dos pesquisadores, o carro pode produzor de 50 a 60 cavalos de potência, com velocidades entre 112 e 160 quilômetros por hora. O tempo de recarga do motor seria de 4 a 5 horas, e conduziria o veículo por 160 quilômetros sem precisar de outra recarga.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail